Sergipe participa da abertura do 6º Salão do Turismo
A abertura do 6º Salão do Turismo aconteceu na manhã desta quarta-feira, 13, no auditório do Anhembi, em São Paulo. A solenidade teve a participação do ministro do Turismo, Pedro Novais, do secretário de Estado do Turismo de Sergipe, Elber Batalha Filho, do presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Paulo Henrique Sobral, do diretor de Operações da Emsetur, Sérgio Oliveira, do presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), Waldoilson Leite, governadores, prefeitos, além do trade turístico nacional.
O presidente do Fórum Nacional do Turismo (Fornatur), Domingos Leonelli, destacou os esforços do Ministério do Turismo para a divulgação na América do Sul. “Precisamos dar as mãos para os nossos amigos vizinhos e priorizar cada vez mais a América do Sul”, disse Domingos, enaltecendo a importância do turismo na economia mundial. “O Brasil precisa ter ideia da força econômica que o turismo gera nos destinos. De cada oito empregos gerados no mundo um é no setor turístico”, informou.
Já o ministro do Turismo, Pedro Novais, em seu discurso, fez uma prestação de contas da sua gestão. O ministro informou que o Plano Nacional do Turismo todo ano se renova e está em avaliação no ministério. Pedro Novais também informou sobre algumas ações do ministério na informatização do Cadastur, no programa de inventariação turística em todo o país e a regulamentação da profissão do guia de turismo. “Em agosto será lançado na Bahia o Registro Nacional de Hóspedes. A ficha de papel que se preenche não vai mais existir. Tudo vai ser informatizado e o controle será maior”, disse.
Ao falar da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, o ministro Pedro Novais falou sobre os investimentos do Governo Federal para o setor. “O Comitê da Copa 2014 envolve 17 ministérios e tem o apoio total da presidenta Dilma Roussef. Serão destinados R$ 4 milhões em créditos para a reestruturação da rede hoteleira do país. Mais de 300 mil profissionais do turismo serão capacitados através dos Projetos Bem Receber e Olá Turista. Enfim, o Brasil tem todas as condições necessárias para a realização deste grande evento esportivo mundial”, acredita o ministro.
O secretário de Estado do Turismo de Sergipe, Elber Batalha Filho, enfatizou os programas para o desenvolvimento do turismo que serão implantados pelo ministério. “A abertura do Salão do Turismo, além de marcar o início do maior evento turístico do Brasil, trouxe ótimas notícias para todos os destinos nacionais. Os novos programas anunciados pelo ministro Pedro Novais e o montante de recursos a serem investidos demonstram que o turismo nacional continuará crescendo cada vez mais e ocupando a cada dia um papel mais significativo na economia nacional”.
Para o presidente da Emsetur, Paulo Henrique Sobral, a participação de Sergipe em eventos de grande porte só fortalece o estado como destino turístico no cenário nacional. “Sergipe marcou presença na solenidade de abertura do 6º Salão do Turismo, um grande evento, onde participaram senadores, governadores, prefeitos, presidentes de entidades ligadas ao turismo e cinco ministros da República. Isso mostra a importância do turismo na geração de emprego e renda. O ‘negócio da felicidade’ viveu hoje um grande dia”, garantiu o presidente, satisfeito com a participação de Sergipe no Salão do Turismo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe participa da abertura do 6º Salão do Turismo – Foto: Ascom/Setur