Gerência de DST/Aids da SES realiza capacitação em Alagoas
A gerência do Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participou de capacitação no estado de Alagoas por indicação da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas e a convite da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca. A capacitação foi realizada nos dias 4 e 5 de julho e aconteceu no Centro de Referência Integrada (CRIA), do município, que é o segundo maior do estado alagoano. A ação foi direcionada aos profissionais da área de saúde que atuam em áreas específicas.
Aberto oficialmente pela secretária municipal de Saúde de Arapiraca, Aurélia Magna Fernandes Dias, e pela coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, Aliciane França, o evento contou com a presença do coordenador municipal do Programa da Saúde do Homem, Jamisson Barbosa, e da coordenadora do Programa Estadual DST/Aids de Alagoas, Fátima Rodrigues.
No primeiro dia da capacitação, o médico Almir Santana, Gerente do Programa Estadual de DST/Aids da SES, abordou o tema ‘Ética e Legislação em HIV’, voltado aos agentes comunitários de saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem. “O objetivo da palestra foi sensibilizar os profissionais de nível médio da secretaria municipal para prestar um atendimento humanizado aos portadores de DST/Aids, pois a humanização faz toda a diferença no trato com os pacientes”, explicou Almir Santana.
Prevenção
No mesmo dia, Almir Santana e os representantes das coordenações Estadual e Municipal de DST/Aids de Alagoas e Arapiraca realizaram uma intervenção com disponibilização de preservativos e divulgação da importância da realização do teste da Aids e Sífilis para as profissionais do sexo que atuam na Rua 16 de Setembro, principal ponto de exercício da prostituição.
No segundo dia da capacitação, o médico que representou Sergipe mostrou aos profissionais médicos e enfermeiros das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e de técnicos da coordenação da Saúde do Homem da coordenação da Atenção Básica e da coordenação da Vigilância em Saúde, como trabalhar as especificações relacionadas às DST/Aids na Saúde do Homem.
As atividades foram encerradas com palestra que abordou o tema ‘Ações de prevenção em DST/Aids para profissionais do CAPS’. “O foco principal da capacitação é sensibilizar os profissionais da saúde mental socializando informações de prevenção de DST/Aids”, informou o médico Almir Santana, acrescentando que as ações realizadas nos dois dias de capacitação foram bastante positivas. “É muito bom ver que Sergipe é referência e que podemos passar nossas experiências para outros locais”, concluiu o médico.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Gerência de DST/Aids da SES realiza capacitação em Alagoas – Fotos: Divulgação do evento