Prefeito recebe consternado notícia da morte de João Amazonas e decreta luto de três dias
Veja a seguir a carta em sua íntegra:
“Aracaju(SE), 27 de maio de 2002.
Caríssimo Companheiro Renato Rabelo,
Com imensa consternação recebi a notícia do falecimento do grande brasileiro JOÃO AMAZONAS, presidente de honra do Partido Comunista do Brasil. A dimensão da perda é incalculável e seu impacto ultrapassa os marcos partidários, atingindo não apenas os comunistas mas a todo o povo brasileiro, com destaque para a classe operária, a quem o companheiro João Amazonas dedicou toda a sua vida.
A trajetória do companheiro Amazonas é das mais ricas da história das lutas sociais no Brasil. Desde a sua juventude João Amazonas fez do socialismo a sua razão de viver e da militância no Partido Comunista do Brasil um exemplo comovente de dedicação revolucionária. Nas células de base ou nos órgãos centrais do partido, nos movimentos sindicais ou integrando a inesquecível bancada comunista à Assembléia Constituinte de 1946, nas selvas do Araguaia ou no exílio, nos palanques das Diretas ou nas memoráveis campanhas que uniram nossos partidos na luta pela transformação do Brasil, João Amazonas era o exemplo de disposição, disciplina, capacidade política, patriotismo e, sobretudo, confiança na capacidade do nosso povo construir a sua unidade e erguer um Brasil justo, democrático, fraterno e igualitário. João não lutou por um dia, ou por um ano, ou mesmo por uma década – Amazonas lutou a vida inteira. Por isso tudo, o Brasil perdeu hoje um daqueles que Brecht chamava de imprescindíveis.
Caro companheiro Renato, em nome do povo de Aracaju e em meu nome pessoal, quero manifestar o meu pesar, as minhas condolências e a minha solidariedade, pedindo-lhe que transmita-as aos membros do Comitê Central, à família do falecido e a toda militância do Partido Comunista do Brasil. Designei o Vice-Prefeito desta Capital, Companheiro Edvaldo Nogueira para representar-me oficialmente nas exéquias e demais solenidades fúnebres. Comunico-lhe, também, que decretei luto oficial de três dias em homenagem à memória do inesquecível João Amazonas.
Que o seu exemplo frutifique e inspire a trajetória do Partido Comunista do Brasil!”
MARCELO DÉDA CHAGAS,
Prefeito de Aracaju[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]