[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Técnicos e educadores que atuam nas diretorias e setores da Secretaria de Estado da Educação (Seed) participaram na tarde desta terça-feira, 21, de uma videoconferência sobre a aplicação da Prova Brasil 2011. O evento promovido pela Coordenação Geral de Ensino Fundamental do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Seed, ocorreu no auditório do complexo administrativo do órgão.

A Prova Brasil avalia habilidades e competências em leitura, interpretação de textos e resolução de problemas e é aplicada a cada dois anos a estudantes das séries finais de ciclos da educação básica: 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, que atualmente equivalem ao 5º e 9º anos. Em Sergipe, a Prova Brasil já aconteceu nos anos de 2005, 2007 e 2009.  É através da Prova Brasil e do Censo Educacional que se avalia o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

A Prova Brasil 2011 acontecerá no período de 7 a 18 de novembro. Até sua realização, o Departamento de Educação da Seed estará mobilizando representantes das diretorias regionais, das escolas e das equipes técnicas para participarem das videoconferências que acontecerão mensalmente até a véspera da prova.

Abertura

Na primeira videoconferência, a abertura foi realizada pela diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania do MEC, Jaqueline Moll, e pela diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep, Maria Tereza Serrano Barboza.

O tema do debate foi Ensino Fundamental, apresentado pela coordenadora geral do Ensino Fundamental do MEC, Edna Martins Borges. João Luiz Hora Neto, técnico do Ineo, explanou sobre o tema Prova Brasil 2011.

Ainda foram videoconferencistas Joana D’Arc Ribeiro e Andreia Lunkes Conrado. Elas falaram, respectivamente, sobre Matriz de Referência de Língua Portuguesa e Matriz de Referência de Matemática. Ao final das explanações, por meio de vídeo, a coordenação estadual em Sergipe da Prova Brasil promoveu uma discussão entre os participantes onde novas dúvidas puderam ser esclarecidas.

Esclarecimentos

“A ação tem como objetivo levar o maior número de informações possíveis; esclarecer dúvidas e fomentar discussões sobre o assunto entre os participantes que serão multiplicadores em suas regiões”, disse a coordenadora da Prova Brasil pela Seed, a professora Joniely Cheyenne Moura Cruz.

Segundo a coordenadora estadual, os meses que antecedem a aplicação da Prova Brasil devem ser de total preparação das escolas. “Por isso é importante que todos planejem atividades para os estudantes, identificando os que têm dificuldades de aprendizagem e organizando atividades de reforço e recuperação para todos”, esclareceu a coordenadora.

Preparo

Para a coordenadora do Ensino Fundamental na Diretoria Regional de Educação (Dre’6) da região do baixo São Francisco, Alda Alves de Oliveira, a iniciativa da realização da videoconferência dará mais condições para que as escolas preparem melhor seus alunos para a Prova Brasil. “Neste momento poderemos saber se haverá mudanças e como elas poderão beneficiar de forma mais efetiva a qualidade do ensino”, disse a coordenadora da Dre’6.

Já a professora Sidlene Ferreira, coordenadora do Ensino Fundamental na Dre’1, com sede em Estância, disse que videoconferência é mais uma ferramenta que ajuda na preparação das escolas e dos alunos para a realização da Prova Brasil. “Acredito que o objetivo de todos é garantir a melhoria do ensino e o sucesso do aluno, por isso estamos aqui para discutir o assunto”, enfatizou Sidlene.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.