[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e da Tecnologia (Sedetec), divulgou o resultado final do edital Fapitec/Funtec que trata das Olimpíadas de Ciências e de Projetos de Popularização da Ciência. Foram submetidos 16 projetos, em duas linhas de atuação: a linha 1 cujo objetivo é a realização de Olimpíadas de Ciências ou Competições Científicas, e a linha 2 que apóia projetos de Popularização da Ciência.

“A Sedetec entende que só valorizando o conhecimento é que vamos crescer de forma sustentável. E fazer com que o jovem tenha interesse pela pesquisa científica é a garantia de que cada vez mais pesquisadores se formarão em nossa sociedade. Por isso eu garanto todo o apoio possível para que ações como as que estão contempladas nesses editais sejam cotidianas na secretaria”, analisou o secretário Zeca da Silva, da Sedetec.

De acordo com o diretor da Fapitec, Ricardo Santana, 12 projetos foram aprovados, que totalizam um valor de R$ 90.000,00, representando em relação ao edital anterior um aumento de 33,5 % de auxilio concedidos. “Essa é uma ação bem interessante que, numa linha, oferece coisas como as olimpíadas, e na outra desenvolve projetos para escolas, numa linguagem bem simples. Então, financia-se isso com pesquisadores, levando-os para as escolas”, explicou.

Para Leila Maciel de Almeida e Silva, coordenadora do projeto ‘Olimpíada Brasileira de Informática em Sergipe’, através da Universidade Federal de Sergipe (UFS), os estudantes não podem perder essa oportunidade, pois a olimpíada irá proporcionar excelentes cursos aos melhores colocados. “O maior objetivo dessa iniciativa é despertar o interesse dos jovens para a área e assim tentar atrair novos talentos”, ressaltou.

A coordenadora do projeto ‘Ciência e Tecnologia: Interiorizando a Química para o Futuro’, Angélica Baganha Ferreira, por meio do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), destacou a importância do apoio do Governo do Estado. “É uma parceria muito boa que irá beneficiar a todos, principalmente os jovens do interior que estão mais desprovidos”, afirmou.

Segundo Angélica, através do projeto é cedido um ônibus para que estudantes dos municípios sergipanos possam vir até a capital conhecer o ITPS, bem como seus laboratórios e o Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia de Sergipe (CMCTS). “A atividade tem como público alvo estudantes de ensino fundamental e médio de todo o Estado. Muitos nunca conheceram o nosso trabalho, por falta de condições financeiras, mas agora terão a grande oportunidade”, concluiu.

Em visita ao ITPS na manhã desta quinta-feira, dia 16, alunos do curso de Técnico em Alimentos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – antigo Cefet – participaram de uma palestra sobre as atividades do órgão, antes de conhecerem os laboratórios de Bromatologia, Microbiologia e Química de Água. Para a professora Leonilde Gomes, que leciona a disciplina de “Princípios Básicos da Indústria Química”, a iniciativa do governo promove uma maior interação entre a universidade e os institutos de pesquisa. “O que é de grande importância para o desenvolvimento do aluno, já que eles têm a oportunidade de vivenciar na prática o que observam teoricamente na sala de aula”, destacou.

Para a estudante do 2º ano do ensino médio, Vanessa Menezes, 16, a visita foi muito interessante e propiciou o conhecimento de uma nova realidade. “Pude observar pessoalmente o ambiente onde poderei trabalhar no futuro”, disse ao sair de um dos laboratórios. “Tive uma impressão melhor de tudo que vemos na escola e pra mim foi muito interessante”, enfatizou sua colega de curso, Caroline Ferreira.

Memória científica

O Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe (CMCTS) funciona nas dependências do ITPS com um acervo datado de 1923, ano de fundação do instituto, sendo que estruturação do espaço foi iniciado há sete anos com o objetivo de organizar, sistematizar e divulgar documentos e peças que fazem parte da memória científica e tecnológica do Estado de Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.