[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, assinou na manhã desta sexta-feira, 17, o termo de concessão de uso do antigo Espaço de Cultura e Convivência Social (Eccos) Jardim Residencial – localizado no bairro América – para a Prefeitura de Aracaju.

A partir de agora o espaço passa a funcionar como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Enedina Bomfim Santos, administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), com capacidade para atender a até 5 mil famílias dos bairros América e Novo paraíso. O Cras fica localizado à rua D, número 76, conjunto Maria do Carmo Alves, no bairro América.

“É um grande prazer ceder esse espaço para a Prefeitura de Aracaju o transforme em Centro de Referencia de Assistência Social. O local foi reformado na gestão do governador Marcelo Déda para que nele seja desenvolvida a Política de Assistência Social. Tenho certeza que a Prefeitura de Aracaju, através dos seus competentes funcionários, fará com que a política social seja efetivada” de modo cada vez mais cidadão”, ressaltou a secretária Eliane Aquino.

Os Cras – também conhecidos como “Casas da Família” – são unidades públicas estatais responsáveis pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, com orientações sobre políticas públicas, apoio ao desenvolvimento familiar e encaminhamento de direitos dos cidadãos.

A secretária destacou ainda a parceria entre o Governo e Prefeitura para beneficiar a população do bairro América. “O Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju garantem que a população deste bairro encontrará o espaço sempre de portas abertas. Dentro da política de Assistência Social, o atendimento realizado pelo Cras é uma das principais estratégias para reduzir a pobreza”, afirmou.

Em agradecimento, o prefeito Edvaldo Nogueira ressaltou a oferta do espaço foi feita ao município pelo Estado. “Anteriormente o Cras do bairro funcionava em um espaço menor, sem estrutura, mas com o repasse do Governo, esse problema acabou. Aqui, entre outros trabalhos, funcionarão os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que atendem crianças e jovens, além de Idosos e muitos outros. O nome disso é parceria”, observou.

Reforma

A unidade recebeu melhorias na parte das instalações elétricas e hidráulicas, pintura em geral, colocação do forro, cerâmica, piso, grades e, para atender às pessoas com necessidades especiais, os banheiros foram totalmente adequados num investimento de R$ 145 mil oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).
Presenças

Também participaram da solenidade o presidente da Câmara de Vereadores de Sergipe, Emmanuel Nascimento; o secretário de Assistência Social de Aracaju, João Bosco Rollemberg; o secretário de Estado da Agricultura, José Macedo Sobral; o deputado federal Valadares Filho; o superintendente do Patrimônio da União, Valdemar Bastos Cunha, além de secretários municipais e outras autoridades.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.