[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante toda essa semana, a SMS – Secretaria Municipal de Saúde – montou no bairro Santa Maria um intenso trabalho de conscientização da população a respeito da tuberculose e hanseníase. O trabalho é decorrente do projeto Cidade Viva – Plano de Ação Integrada, realizado pela Prefeitura de Aracaju.
Desde ontem, dia 23, foi disponibilizado um stand na Escola Municipal de Ensino Fundamental Diomedes Santos. Lá, estão sendo distribuídos folhetos explicativos sobre tuberculose e hanseníase, cartazes com fotos de pacientes. Além disso, os alunos têm a oportunidade de conhecer o bacilo das doenças através de um microscópio.
Segundo o gerente de tuberculose e hanseníase da SMS, Marco Aurélio Góes, atividades como essa são importantes para sensibilizar a população. “As crianças são as maiores disseminadoras de informação. Como geralmente os pais trabalham o dia inteiro, os filhos são necessários para que a secretaria se aproxime cada vez mais da comunidade”, disse.
Ainda no Santa Maria, funcionários do Centro de Saúde Elizabete Pitta estão realizando coleta de material para a detecção de ambas as doenças. A Secretaria Municipal de Saúde montou um pequeno laboratório para a realização dos exames. Em uma semana, os pacientes recebem o resultado.
Além dessas atividades, médicos e enfermeiros da secretaria realizaram vários debates nas unidades de saúde do bairro. Durante os dias da Ação Integrada, foi apresentado um vídeo e foram feitas palestras explorando o conhecimento da comunidade e tirando dúvidas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.