[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Artesãos de Sergipe serão responsáveis pela decoração junina do Shopping Riomar, em Aracaju, numa parceria inovadora entre a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) e o centro comercial.  Já a partir do próximo dia 13 de junho, o shopping ganhará uma ‘nova roupagem’ pelas mãos de 17 artistas, que contarão a história dessa tradicional festa popular por meio de expressões do artesanato sergipano.
 
Também a partir do dia 13 ocorrerá naquele espaço a Exposição de Artesanato Sergipano, com a proposta de valorizar o artesanato como um meio de inserção no mundo do trabalho.  É o que explica o secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Freitas. “O grande desafio da Setrab é preservar essa manifestação da artesania sergipana ao mesmo tempo em que busca oportunidades de geração de renda para o trabalhador que vive dessa arte”.
 
Para alcançar o objetivo, comenta Freitas, a Setrab direciona as ações em dois pontos: habilitar e capacitar os artesãos locais, respeitando as características originais de cada um, mas buscando uma qualidade que atenda às exigências do mercado; e fortalecer a ‘sergipanidade’ presente nessa tradicional manifestação popular.
 
Pioneirismo

Segundo o secretário Marcelo Freitas, a ‘Exposição de Artesanato’ é pioneira na perspectiva de fortalecer a relação entre o setor público e o setor empresarial. “Inicia  uma série de ações que será desenvolvida pela Setrab para a valorização do artesão sergipano por meio da geração de renda e trabalho”.
 
Para Mônica Schneider, gerente-geral das Atividades do Artesanato na Setrab, a intenção é socializar não só com o turista que visita o Estado nesse período, mas com o próprio sergipano, a riqueza do artesanato local. “Temos uma das mais belas e expressivas artesanias do país. Uma atividade importante que movimenta a economia do Estado e gera renda para o povo sergipano”, observa.
 
Diversidade

Schneider adianta que toda a decoração do Riomar será baseada nos três santos que marcam os festejos juninos: Santo Antônio, o casamenteiro; São João, o festeiro; e São Pedro, o guardião do céu. “Também vamos valorizar a renda irlandesa, tipologia marcante do artesanato de Sergipe, que desde 2008 é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipham), antecipa a gerente. “O restante é surpresa. Só posso garantir que o artesanato sergipano está bem representado”, completou.
 
Todo o trabalho a ser apresentado tem como prioridade a qualidade, a diversidade e a criatividade na produção, sendo estes também os critérios na definição da tipologia do artesanato a ser exposto.  A mostra da artesania sergipana fica no Riomar até o dia 30 de junho. O evento conta com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviços Gráficos de Sergipe (Sergrase)

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.