Estado entrega kits de construção a municípios atingidos pelas chuvas
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realizou nesta segunda-feira, 6, a entrega de kists de materiais de construção em Neópolis, um dos municípios que decretou situação de emergência no período em que Sergipe sofria com chuvas torrenciais em abril de 2010. Quatro beneficiários de Neópolis receberam ao todo R$ 11.694,14 em materiais de construção.
A assistente social da Seides, Kátia Ferreira, explicou que cada beneficiário recebe uma planilha com a quantidade de material que está recebendo. “Dessa forma, a pessoa pode acompanhar se o material que está sendo entregue corresponde ao que foi destinado. O Governo vai atender 889 famílias, começamos a entrega com esses quatro beneficiários de Neópolis”.
O prefeito de Neópolis, Marcelo Guedes, assinou o termo de requerimento com a lista dos materiais doados e destacou que a ação será de grande valia para as quatro famílias que tiveram suas casas danificadas. “Aqueles que já conseguiram reconstruir seu imóvel vão poder reformá-lo. Já as pessoas que estão morando em casa alugada vão começar uma nova vida, pois terão material para iniciar a construção”.
Satisfação
O beneficiário Silvair Santos Bezerra teve sua casa completamente destruída e vai poder sair do aluguel. “Esse material que chegou hoje vai me ajudar tanto! Estou em situação muito difícil, estava desempregado e não tinha de onde tirar dinheiro. Felizmente esse sofrimento vai acabar, já vou começar a construir minha casinha novamente””, relatou aliviado.
A situação não foi diferente para Hélio dos Santos. Agente de limpeza pública, o beneficiário recebeu quase R$ 3 mil em materiais. “”Estava ansioso pela chegada dos materiais. Não quero mais pagar aluguel, quero ter meu ‘canto’. Agora essa agonia vai acabar, já posso pensar em ter minha casa de novo”.
Mais entregas
A Seides entregará outras remessas de materiais na Barra dos Coqueiros, que receberá 33 kits, Brejo Grande (29), Carmópolis (204), Ilha das Flores (9), Itabaiana (15), Laranjeiras (382), Nossa Senhora do Socorro (59), Maruim (59), Pacatuba (35) e São Cristóvão (92).
O Governo Federal enviou, em setembro do ano passado, o recurso para prestar atendimento às vítimas. Como a verba chegou às vésperas de encerrar o prazo do decreto de emergência, a solução encontrada pela Seides foi utilizar o recurso legal da licitação para adquirir os kits, processo que só pode ser iniciado após o período eleitoral.
A primeira licitação aconteceu ainda em 2010, porém a empresa ganhadora desistiu do negócio. Após o fechamento do exercício financeiro de 2010, o segundo processo foi tramitado e a empresa vencedora iniciou a distribuição dos materiais nos municipios em maio.
A Secretaria da Inclusão ficou responsável pelo gerenciamento das ações de socorro, e a outra parte do recurso ficou sob o gerenciamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), que são responsáveis pelas ações de construção e prevenção a novas inundações.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado entrega kits de construção a municípios atingidos pelas chuvas –