Sergipe já superou a meta de vacinação contra a gripe
Sergipe já superou a meta de cobertura vacinal da 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Um balanço do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) aponta que até às 9h da última sexta-feira, 3, já haviam sido vacinadas contra o vírus influenza 242.142 pessoas em todo o Estado, o que corresponde a 81,87% da população-alvo da campanha, de 295.779, ou seja, acima dos 80% estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).
Na análise por grupo prioritário, a cobertura mínima também foi alcançada entre as crianças de seis meses a menores de dois anos (88,65%), profissionais de saúde (85,89%), idosos com mais de 60 anos (85,75%) e indígenas (130,85%), segundo informou Sândala Teles, gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Sândala Teles salientou que a cobertura entre as grávidas alcançou 52,93%, ou seja, foram imunizadas até agora 21.478 gestantes, contra uma meta de 40.579. Segundo a gestora, é importante lembrar que, no caso das grávidas, deve-se considerar que o cálculo é feito com base no número de nascimentos durante todo o ano. Por isso, é preciso levar em conta as gestantes que deram à luz nos primeiros meses do ano, antes da vacinação, e as que vão engravidar após a campanha.
”Como a meta de imunização das gestantes é anual, não há como se vacinar 100% da população-alvo porque a vacinação contra a gripe é só até este mês de junho, após o qual já passou a sazonalidade da doença, não se justificando mais se imunizar contra a gripe depois desse período”, justifica. No caso da cobertura entre os indígenas de Sergipe ter superado os 100% da população-alvo de 434 pessoas, Sândala Teles explica que isso decorre do fato de índios que vivem em regiões fronteiriças de outros estados, principalmente de Alagoas, se vacinarem em unidades de saúde em Sergipe.
Segunda dose das crianças
No caso das crianças de seis meses a menores de dois anos (um ano, 11 meses e 29 dias), para garantir a proteção contra a doença, pais e responsáveis devem estar atentos e levá-las aos postos de vacinação para tomar a dose de reforço. Nessa faixa etária, a vacina é aplicada em duas doses, metade por vez, com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda. “É importante que os pais cujos filhos receberam a primeira dose não deixem de levá-los para receber a segunda, levando inclusive, o cartão de vacinação da criança para atualização das doses aplicadas”, acrescenta Sândala Teles. Crianças que deixaram de receber a primeira dose não poderão ser vacinadas com a segunda.
A campanha
Em Sergipe, a campanha de vacinação contra a gripe foi iniciada em 25 de abril, enquanto o Dia Nacional de Mobilização (Dia D) ocorreu em 30 do mesmo mês. O prazo de encerramento, antes previsto 13 de maio, foi prorrogado até o dia 20 do mesmo mês. Segundo os dados do SI-PNI, entre os grupos prioritários no Estado, até às 9h da última sexta-feira foram imunizadas 48.709 crianças dos seis meses a menores de dois anos; 25.191 profissionais de saúde; 21.478 gestantes; 567 indígenas e 146.197 idosos a partir dos 60 anos de idade.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe já superou a meta de vacinação contra a gripe – Foto: Márcio Garcez/SES