Estado reforça apoio à Prefeitura de Aracaju no período de chuvas
Em reunião com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, na noite desta terça-feira, 24, o vice-governador do Estado, Jackson Barreto, reforçou o apoio de todos os setores competentes do Governo de Sergipe às ações desenvolvidas pelo município no atendimento às vítimas das chuvas na capital. O encontro aconteceu com a participação de diversas secretarias de Estado e do município no Centro Administrativo da PMA.
“Ouvimos os relatos do prefeito e sua equipe sobre a situação da capital e o trabalho desenvolvido e ficamos satisfeitos com as medidas que estão sendo tomadas, mas não podemos recuar um só milímetro. Vamos manter nossas equipes de prontidão para auxiliar não apenas Aracaju, mas todas as cidades sergipanas que necessitarem, garantindo que as famílias sejam atendidas e que nenhuma morte seja registrada”, frisou Jackson Barreto.
De acordo com ele, o governador Marcelo Déda, que cumpre agenda oficial em Brasília, ligou por volta do meio-dia para saber como estava a situação em Sergipe e determinar total apoio do Estado aos municípios. “O Governo está à disposição para ajudar no que for possível e preciso”, reforçou Jackson Barreto.
Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, as equipes da prefeitura trabalham em regime de prontidão para manter a situação na capital sob controle. “Fizemos uma ação preventiva importante nas últimas semanas, transferindo 750 famílias de locais de risco para abrigos temporários e casas alugadas pelo município, o que ajudou a evitar tragédias. Somadas às famílias que retiramos do Morro do Avião, no Santa Maria, temos um total de 1,1 mil famílias realojadas pela PMA”, detalhou.
Edvaldo fez questão de agradecer o apoio recebido do Governo do Estado. “Temos uma parceria muito próxima e importante com a Defesa Civil Estadual, que está sempre conosco, e com o serviço de meteorologia, que nos mantém permanentemente informados sobre a previsão do tempo”, destacou.
Previsão do tempo
Segundo o meteorologista do Centro de Meteorologia de Sergipe (Cemese), Overland Amaral, choveu nesta terça em Sergipe exatos 175mm, mais que a metade da média prevista para todo o mês de maio, que é de 320mm. A previsão original era de que hoje o volume de chuvas variasse de 50mm a 80mm. Ainda de acordo com Overland, a meteorologia indica que as chuvas devem continuar pelo menos até quinta-feira, dia 25, mas com menor intensidade.
Integração
Desde as primeiras horas da manhã o secretário da Casa Civil, Jorge Alberto, está em contato direto com o governador Marcelo Déda e a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, que também está em Brasília em agenda oficial com o ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). De lá, Eliane articulou a integração entre diversas pastas do Governo para o auxílio às prefeituras.
“Estivemos hoje com nossas equipes e a Prefeitura de Aracaju na ocupação ‘Água Fina’, no Santa Maria, e também no Coqueiral. Vamos continuar auxiliando a capital no que for preciso amanhã, e faremos uma visita ao município de São Cristóvão”, relatou a assessora do Gabinete da Seides, Rosane Cunha, que também participou da reunião desta noite.
Depois de um contato com o prefeito de Itaporanga, que teve seu acesso pela BR-101 interditado durante algumas horas, o secretário Jorge Alberto solicitou à Polícia Rodoviária Estadual que desse suporte à Polícia Rodoviária Federal no trabalho de redirecionamento do fluxo de veículos na região. Além destes órgãos, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) atuou durante todo o dia na desobstrução de vias.
O trabalho de prevenção de doenças que podem se proliferar em situações de fortes chuvas como a leptospirose e hepatite A também já foi iniciado pela secretaria de Estado da Saúde, conforme informou o secretário da pasta, Antônio Carlos. “Os hospitais da rede estadual e o Samu 192 Sergipe também estão de prontidão para atender à população”, garantiu.
Presenças
Também participaram da reunião na noite desta terça-feira o coordenador da Defesa Civil Estadual, major Erivaldo Mendes; representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Comando de Policiamento Militar da Capital; e diversos secretários municipais de Aracaju, dentre eles os de Assistência Social, Bosco Rollemberg, da Comunicação, Marcos Cardoso, de Governo, Tânia Soares, e Fabiana Passos (chefe de Gabinete do Prefeito).
Leia mais:
Governo do Estado auxilia municípios atingidos pelas chuvas (multimídia)
Saiba como se prevenir dos efeitos da chuva: a Defesa Civil explica!
Para acompanhar as informações em tempo real, siga no twitter @InclusaoSE, @e_sergipe, @asnsergipe e @eaju.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado reforça apoio à Prefeitura de Aracaju no período de chuvas – O secretário de Estado da Saúde
- Antônio Carlos Guimarães