Secretário do Turismo realiza visita técnica ao povoado Crasto
O secretário de Estado Turismo, Elber Batalha Filho, realizou na última sexta-feira, 20, no povoado Crasto, situado no município de Santa Luzia do Itanhy, uma visita técnica a convite do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI). O secretário teve a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pelo instituto que beneficiarão a comunidade ribeirinha local.
Durante a visita, Elber conheceu o Plano de Gestão Participativa do Turismo do município, desenvolvido pelo IPTI, que tem o objetivo de construir, de forma participativa, este plano baseado nos principais ativos imateriais locais e sistematizar o processo de forma que ele possa ser reaplicado em outras regiões. Este projeto tem a parceria do Ministério do Turismo (Mtur), através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
Uma das questões verificadas foi a iminente necessidade da construção da rodovia que liga o município de Santa Luzia do Itanhy ao povoado Crasto. “O governador Marcelo Déda está particularmente empenhado para que a construção desta estrada saia o mais rápido possível, prova disso é que já autorizou, inclusive, que fosse efetuado o depósito da contrapartida do governo. O trabalho desenvolvido pelo instituto é de grande valia para o desenvolvimento econômico da comunidade local. Vamos agora trabalhar, junto ao Prodetur, para conseguirmos a verba para a revitalização da orlinha do Crasto, outra demanda esperada pelos moradores”, esfatizou o secretário.
De acordo com Saulo Faria Almeida Barretto, pesquisador do IPTI, o município de Santa Luzia do Itanhy tem um potencial turístico enorme. “Existe um potencial incrível de visitação turística aqui. A ideia deste plano é ajudar na construção de uma base de ação para o incentivo do turismo local, através da pesca artesanal, exploração do manguezal, mata atlântica e da gastronomia”, disse Saulo Faria Almeida Barretto, pesquisador do IPTI.
O IPTI
O Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) é uma instituição de ciência, tecnologia e inovação privada com fins não econômicos, fundada em outubro de 2003, na cidade de São Paulo (SP), com o objetivo de desenvolver soluções integradas entre tecnologia e processos humanos, tendo como áreas prioritárias a educação, saúde pública e economias criativas. Em Sergipe, o IPTI iniciou seus trabalhos em 2007 e, desde então, o instituto vem captando recursos para a área do turismo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretário do Turismo realiza visita técnica ao povoado Crasto – Elber Batalha visitando o povoado Crasto com o pesquisador Saulo Barretto / Fotos: Ascom/Setur