Seplag orienta secretarias sobre o novo PPA Participativo
Na manhã desta sexta-feira, 20, a secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) reuniu as secretarias e órgãos do Estado para falar sobre diretrizes da elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015. A reunião aconteceu no auditório da Seplag.
A secretária adjunta de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ana Cristina Prado Dias, começou a reunião falando de algumas modificações feitas pelo Governo Federal, no que diz respeito à metodologia do PPA. “O governo federal preconiza algumas reformas e uma delas foi a mudança da metodologia do PPA. Portanto, vamos trabalhar paralelamente alinhando o PPA do nosso Estado com as diretrizes do governo Federal”, explica a secretária.
Na oportunidade, o diretor de Planejamento da Seplag, Antônio Marcos, detalhou quais alterações foram feitas de fato pelo Governo Federal; as principais mudanças e dimensões do plano; e ainda tirou dúvidas dos técnicos presentes.
PPA Participativo de Sergipe
No segundo momento da reunião, a diretora de Planejamento Participativo, Fernanda Cruz, explicou como irá funcionar o Plano Plurianual Participativo (PPA-P), como também falou sobre as conferências do Plano – que já começam dia 26 deste mês, no Médio Sertão, no município de Aquidabã.
Para dar continuidade ao processo de Participação Popular – preconizado desde 2007, a partir das Conferências de Planejamento Participativo – vão ocorrer oito conferências do PPA-P, que servirão de orientação para elaboração do PPA 2012-2015.
A nova rodada de Conferências do PPA Participativo tem como objetivo partilhar as propostas para os próximos quatro anos e consolidar as ações para o PPA 2012-2015 e prestar contas à sociedade sobre todas as ações realizadas pelo Governo do Estado ao longo dos quatro anos.
O PPA Participativo 2011 é um meio utilizado pelo governo para apresentar à sociedade suas diretrizes estratégicas e ouvir quais são as suas prioridades e sugestões. Para tanto, serão realizados oito conferências territoriais, com os delegados do Planejamento Participativo em 2009, trabalhando em três eixos temáticos: Desenvolvimento Social e Afirmação da Cidadania; Infraestrutura Produtiva e Logística; Desenvolvimento Econômico Inclusivo.
Inovações
O processo de participação popular ficou mais moderno e interativo, permitindo a todo cidadão participar do processo de construção do PPA também através do novo site da Seplag, que estará no ar na próxima segunda-feira , 23.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Seplag orienta secretarias sobre o novo PPA Participativo – Fotos: Victor Ribeiro/Seplag