Semarh realiza primeiro encontro presencial do PNC Rural
Com o intuito de fornecer informações e orientações sobre o curso à distância e presencial, a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou durante a manhã desta sexta-feira, 20, o primeiro encontro para a apresentação do Curso de Licenciamento e Regularização Ambiental Rural (PNC Rural). O evento aconteceu no auditório da Codise, com a participação do secretário de Estado do Meio Ambiente Genival Nunes.
Na oportunidade, Genival agradeceu a presença de todos pelo compromisso em prol do meio ambiente. “O curso com a parte presencial e outra à distância tem que ter sempre um monitoramento e um acompanhamento. Então, essa reunião de hoje mostra a necessidade de que todos devem ter um compromisso, pois buscamos, a cada dia, formar gestores municipais nos pontos onde as coisas realmente estão acontecendo”, afirmou.
O curso tem como objetivo desenvolver e aprimorar competências de técnicos e gestores ambientais de estados e municípios para promoverem a regularização ambiental das propriedades rurais em suas regiões, visando harmonizar as necessidades dos produtores rurais à preservação dos recursos naturais e demonstrar aos produtores as vantagens a serem obtidas com a regularização.
Durante o evento, o superintendente de Qualidade Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, Lício Valério, apresentou o contexto do PNC Rural no que diz respeito aos procedimentos para a inscrição e realização do curso. “O PNC Rural configura-se num avanço para a gestão ambiental no Estado, uma vez que no ano de 2010 a Semarh capacitou 235 gestores municipais através do Programa Nacional de Capacitação. Acredito que teremos um cenário bastante positivo para o processo de descentralização e fortalecimento da gestão ambiental nos municípios sergipanos”, afirmou.
Capacitação
O Curso de Capacitação PNC Rural iniciará no próximo dia 23 de maio em regime de cooperação entre os estados e municípios. Terá a carga horária de 116 horas com momento semipresencial e presencial, tendo como tema “Licenciamento e Regularização Ambiental Rural”.
A escolha do tema reflete a demanda de gestores que já participaram de cursos do PNC, com relevância sobre a relação entre a área ambiental e a agropecuária.
Os conteúdos abordados à distancia serão: Introdução ao Licenciamento Ambiental; Procedimentos do Licenciamento Ambiental; Noções de Georeferenciamento e Cartografia; Regularização Ambiental Rural; Procedimentos de Regularização Ambiental Rural: o CAR e o Mais Ambiente; Conservação dos Recursos Hídricos nas Propriedades Rurais.
Já os conteúdos abordados nos momentos presenciais são: Legislação Estadual; Regularização Ambiental Rural no Estado e Licenciamento de Atividades Rurais no Estado. Terão como mediadores o engenheiro florestal, Elísio Marinho e a bióloga Valdelice Leite.
Participarão do curso técnicos e gestores municipais de meio ambiente dos municípios de Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Boquim, Canindé de São Francisco, Carmópolis, Capela, Cristinápolis, Divina Pastora, Estância, Gararu, Itabaiana, Lagarto, Laranjeiras, Malhador, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Pirambu, Porto da Folha, Poço Redondo, São Cristóvão, Salgado e Tobias Barreto. Além de técnicos da Semarh, Adema, Ibama, Sedetec/Net, Defesa Cívil de Aracaju, dentre outros.
Participação
Entre os presentes no evento o superintendente substituto do Ibama, Salustiano Marques; o secretário de Desenvolvimento Sustentável do Município de Itabaiana, Luiz Bispo; e a superintendente de Biodiversidade e Florestas, Valdineide Santana.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Semarh realiza primeiro encontro presencial do PNC Rural – Evento aconteceu com a participação do secretário de Estado do Meio Ambiente