Professores da rede estadual de ensino participam de 1º Módulo do curso de extensão em Matemática
Professores da rede pública estadual que lecionam matemática, química e física nas séries finais do ensino fundamental estão participando do primeiro módulo de um curso de extensão em Matemática. O curso, que teve início na manhã da última quarta-feira, 18, e prossegue até esta sexta-feira, 20, acontece simultaneamente nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da capital e interior. Em Aracaju ele está sendo realizado no Centro de Qualificação de Pessoal (CQP), localizado na rua Vila Cristina, bairro São José.
O curso de extensão faz parte do Plano Nacional de Formação de Professores, desenvolvido pela Universidade Aberta do Brasil/Escola de Gestores e está sendo promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFP). Ele tem como objetivo capacitar ainda mais o professor da área das ciências exatas, enriquecendo sua prática pedagógica em sala de aula e possibilitando melhor aprendizagem para o aluno.
“O Governo do Estado, por meio da Seed, firmou esta parceria para levar aos nossos professores subsídios suficientes para que eles possam desenvolver planos de aula mais dinâmicos e, consequentemente, garantir o interesse do aluno pela aprendizagem matemática”, ressaltou o coordenador estadual da UAB, professor Jorge Costa Júnior.
Para a professora Vera Sobral, que coordena as ações do Plano Nacional de Formação de Professores na Seed, a participação dos professores no curso é de grande importância. Ele informou que a Seed, através das Diretorias Regionais de Educação (DREs), realizou um trabalho de mobilização, buscando a participação dos educadores.
Novas metodologias
Os professores de matemática da rede estadual e tutores do curso de extensão, Laelson Cunha dos Santos e Marlene Alves, são os responsáveis pela transmissão das informações aos professores participantes da capacitação. Eles seguem um cronograma estabelecido pela UFP que abordará, neste primeiro momento, temas que envolvem: metodologias novas; utilização de jogos; resolução de problemas e etnomatemática, que é a contextualização da matemática.
“Nossos alunos ainda sentem dificuldade em aprender matemática ou outras matérias da área de exatas. Por isso, a proposta do plano vem apresentar, através do curso de extensão, práticas metodológicas diferenciadas”, disse o tutor Laelson Cunha.
Para a tutora Marlene Alves, essas práticas deverão dinamizar as aulas e atrair a atenção dos alunos. “O professor vai se familiarizar com novas técnicas. Ele passará a focar na serventia da matemática de acordo com a realidade de seus alunos. Essa é sem dúvida uma forma de estimular a aprendizagem”, garantiu a tutora.
Oportunidade
“Estou fazendo um curso de extensão em matemática pela primeira vez”, disse o professor Ailton da Conceição Campos, que leciona matemática desde o ano de 1988. Para ele, a oportunidade servirá para socializar experiências e adquirir conhecimentos que garantirão o sucesso dos alunos. O professor Ailton Campos ministra aulas de matemática a alunos da 5ª a 8ª série no Colégio Estadual Francisco Rosa, localizado no conjunto Bugio.
Entre as salas de aula e as aulas de reforço em sua própria residência, a professora Sandra Rachel Figueiredo ensina matemática há 26 anos. Ela considerou louvável a iniciativa da parceria. Sandra Figueiredo enfatizou que a proposta tende a formar cidadãos, com o intuito de eles se conscientizarem do seu lado social. “Usando novas tecnologias e aplicando a disciplina dentro da realidade social, as aulas estarão bem mais prazerosas”, afirmou a professora, que atualmente leciona na Escola Estadual José Franklin, no município de Barra dos Coqueiros.
Novos módulos
De acordo com o professor Jorge Costa, o curso de extensão em Matemática prosseguirá com mais três módulos e um seminário de avaliação. “Após este primeiro momento, teremos o segundo módulo, que acontecerá de 10 a 12 de agosto; o terceiro, de 14 a 16 de setembro, e o quarto módulo, de 5 a 7 de outubro. Já o seminário será realizado no dia 21 de outubro”, disse o coordenador estadual da UAB.
- Professores da rede estadual de ensino participam de 1º Módulo do curso de extensão em Matemática – Fotos: Juarez Silveira/Seed