Técnicos da Emdagro ministram oficina sobre processamento do umbu
No último dia 16, atendendo a uma demanda dos agricultores familiares do Assentamento Senhor do Bonfim, em Tobias Barreto, foi realizada no município uma oficina sobre processamento do umbu, cujo objetivo foi repassar as técnicas de preparo e utilização da fruta. A capacitação contou com a participação de 12 produtores da localidade.
Na oficina, foram abordadas as questões de segurança alimentar e nutricional e a importância da higiene, destacando a seleção do produto, lavagem, cozimento, extração da semente e o acondicionamento – visando assim um maior consumo e a comercialização da produção. Os agricultores produziram também – através do processamento de 10 kg do umbu colhidos principalmente na região – geléia, suco, doce, mousse, umbuzada e uma cocada feita da batata da raiz do umbuzeiro, conhecida como ‘Bufu’.
Segundo o técnico da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) em Tobias Barreto, Djavan Rodrigues, o umbu é uma fruta que se pode encontrar em abundância na região. “O umbuzeiro é uma árvore nativa e pode ser encontrada em larga escala na região. Nosso propósito é garantir o aproveitamento da fruta no período de safra”, disse.
Djavan acrescentou ainda que a preocupação com a espécie motivou a orientação aos agricultores em realizar o plantio de mudas (tipo viveiro), objetivando a retirada da batata da raiz do umbuzeiro – chamado tecnicamente de xilopódio, para a produção do Bufu.
A agricultora de Poço Verde, Maria Nalva, comentou acerca da importância da capacitação aos produtores. “A oficina é muito importante por ensinar novas formas de aproveitamento dos frutos, evitando assim o seu desperdício e possibilitando nova fonte de renda às famílias rurais”, afirmou.
- Técnicos da Emdagro ministram oficina sobre processamento do umbu – Fotos: Ascom/Emdagro