Defensoria lança campanha ‘Defensores Públicos pelos Direitos da Criança e do Adolescente’
A Defensoria Pública do Estado participou pelo segundo ano consecutivo neste sábado, 14, do Ação Global 2011, uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Rede Globo. O evento é realizado simultaneamente em todos os estados do Brasil e Distrito Federal e visa resgatar a cidadania de milhares de brasileiros que ainda estão à margem da sociedade, facilitando o acesso a direitos essenciais a todos.
A Defensoria Pública do Estado disponibilizou mais de 25 defensores públicos, estagiários do curso de direito, psicólogos e assistentes sociais para realizar o atendimento de dezenas de pessoas, que compareceram para orientação jurídica e se informar a cerca de seus processos nas áreas cível e criminal.
Os serviços mais procurados foram ações de alimentos, separação, registro civil, retificação de documentos, empréstimos, aposentadorias, indenizações por danos morais e materiais, revisionais, entre outros. “Prestamos orientações jurídicas sobre questões criminais, cíveis e acompanhamento de processos pelo sistema. Os casos mais complexos que encontramos, agendamos para posteriores atendimentos nas unidades de atendimento da Defensoria Pública”, esclareceu o defensor público, Osvaldo Abreu.
O morador do bairro Pereira Lobo, Luiz Daniel Barbosa Campos, 44, disse que procurou a Defensoria Pública no Ação Global para tentar uma aposentaria por invalidez. “Pesava 220 quilos e após uma cirurgia bariátrica passei a pesar 84 quilos, mas não tenho condições de trabalhar, pois além dessa cirurgia ainda passei por mais duas, sem contar que tenho glaucoma. Trabalhava no depósito do Gbarbosa, mas faz quinze anos que estou parado em virtude dos problemas de saúde. Minha mãe é que me sustenta com a aposentadoria dela, mas não sei até quando ela vai poder me ajudar, por isso quero entrar com a ação para que eu possa receber uma aposentaria e acredito que a Defensoria Pública possa resolver”, relata confiante.
Quanto à participação da Defensoria Pública no Ação Global, o defensor público geral, Raimundo Veiga, destacou a iniciativa do Sesi e da Rede Globo. “Essa ação contribui para a inclusão social e resgata a dignidade e cidadania daqueles que precisam ter acesso aos serviços públicos, já que todo mundo tem o direito à vida, à liberdade e a busca pela felicidade”, destacou.
Durante o evento, a Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (ADPESE) lançou a campanha ‘Defensores Públicos pelos Direitos da Criança e do Adolescente’. Na ocasião, foram distribuídas cartilhas educativas ‘Crianças e Adolescentes Primeiro’ para a população. “Nessa campanha, a ADPESE – juntamente com o Núcleo da Criança e do Adolescente – irá desenvolver um trabalho junto às escolas, aos abrigos e comunidade em geral. Também vamos fazer um levantamento dos adolescentes internos no interior do Estado que estão nessa situação há mais de 45 dias, para que possamos agilizar os processos”, afirmou a presidente da ADPESE, Gláucia Andrade. “Essa campanha não se atém apenas à ‘Semana do Defensor Público’, ela vai se prolongar até o final do ano”, finaliza a presidente.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Defensoria lança campanha ‘Defensores Públicos pelos Direitos da Criança e do Adolescente’ – Fotos: Ascom/Defensoria