[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para que a coordenadora do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ana Luiza Muller, pudesse colher experiências vivenciadas pelos agricultores familiares de Sergipe e pela assistência técnica a eles dispensada, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri), promoveu na manhã desta terça-feira, 17, no seu auditório, encontro entre as suas vinculadas: Empresa de Desenvolvimento agropecuário de Sergipe (Emdagro), Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) e Empresa de Desenvolvimento sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), além da superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rose Pondé. A reunião foi coordenada pelo secretário de Estado da Agricultura, José Macêdo Sobral.

Rose Pondé destacou na oportunidade o quanto se sentia feliz em Sergipe, trocando experiências e informações, assistindo os avanços que vem ocorrendo com os agricultores familiares, fruto do processo de qualificação que vêm passando, resultado do acúmulo de cerca de sete anos tendo acesso às políticas públicas dos governos federal e estadual. “A Seagri tem sido uma grande operadora das ações da Conab e essa mudança de mentalidade do nosso agricultor familiar é uma comprovação de trabalho que cresce tornando Sergipe um referencial no Programa de Aquisição de Alimentos desde 2007. O fato representa mais ganho para o pequeno produtor, notadamente quando o Estado se antecipou e promoveu um vínculo entre a agricultura familiar e o Programa de Alimentação Escolar, por meio da Lei que inseria esses trabalhadores numa amplitude maior de mercado institucional, mudando a qualidade de vida do homem do campo em Sergipe”, observou ela.

Já a coordenadora do MDS, Ana Luiza, ressaltou a importância da assistência técnica que se efetiva em Sergipe. Ela afirmou que esse trabalho integra os atores numa coordenação racional, redundando no resultado final referendado pelo incremento da alimentação escolar. “Estamos buscando pontuar as experiências que o Brasil nos permite aglutinar, para que se amplie não apenas os mercados mas as condições de agregar novas vertentes produtivas, a exemplo do Norte do país aonde o pescado que representa o trabalho dos pequenos agricultores possa ser inserido nesse contexto, em razão da necessidade de resfriamento e congelamento, o que representa experiências e novidades. Estamos construindo com a ministra um diálogo no sentido de conseguir os caminhos e instrumentos para o programa da presidenta Dilma Roussef, de erradicação da pobreza, razão porque se evidencia cada vez mais a necessidade de integra os variados públicos de todas as regiões, com suas peculiaridades e disponibilidades”, acrescentou Ana.

O secretário de Estado da Agricultura, José Sobral, enfatizou o trabalho que vem sendo feito e o esforço do Governo do Estado para colocar cada vez mais em evidência os produtos da agricultura familiar, enfrentando desafios como o crescimento de atendimentos, o que consolida a cada dia a necessidade de reforçar a assistência técnica. Ele propôs ainda ao MDS a viabilização de um ponto de apoio do sistema para que se efetive o crescimento dessa assistência, pois Sergipe tem feito com presteza um trabalho consubstanciado com uma parceria sólida com a Conab. “A Conab democratizou o ganho e trouxe a agricultura familiar em Sergipe para um efetivo papel de socialização. O governador Marcelo Déda sempre tem afirmado que não se socializa sem ganhos, e a integração se efetiva quando o produtor é remunerado com justiça e o PAA tem sido um grande suporte, enquanto a assistência técnica busca qualificar os agricultores e estimulá-los a também procurar mercados ordinários, diversificando culturas ampliando as oportunidades”.

Os diretores Antonio Bernardo de Lima, da Emdagro, e João Quintiliano Neto, da Cohidro, relataram sobre o quanto os avanços têm sido fortes entre os agricultores familiares, as experiências exitosas respaldadas na assistência dispensada a todos que são o público alvo da prioridade governamental, evidenciando-se a dimensão da Extensão Rural e o esforço do Governo do Estado em divulgar de forma prática as políticas públicas. Também participara do evento o diretor presidente da Pronese, Manoel Hora, os secretários municipais de Agricultura, prefeitos e assessores, e assistentes técnicos da Seagri.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.