[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Professores do ensino básico e superior, profissionais de educação e alunos, podem se inscrever no 5º Fórum Permanente de Inovação Educacional e no 4º Encontro de Formação de Professores – Edição Internacional, que acontecerá no período de 13 a 16 de junho, nos auditórios Padre Arrnóbio e Padre Melo, no campus Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit).

Os eventos são promovidos pela Universidade Tiradentes, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação, com o apoio da Diretoria de Pesquisa e Extensão e do Núcleo de Educação a Distância. As inscrições para submissão e/ou envio de trabalhos devem ser feitas até o dia 27 de maio.

O Fórum terá como tema “Transdisciplinaridade e Desafios da Educação Básica de Crianças, Jovens e Adultos”. As discussões têm como objetivo estabelecer um diálogo teórico-prático entre diferentes contextos da educação básica e discutir a formação de professores para este nível de ensino.

Programação

A abertura do no 5º Fórum Permanente de Inovação Educacional e do 4º Encontro de Formação de Professores será às 19h do dia 13 de junho, com a realização da conferência “A Formação de Professores Numa Encruzilhada: profissionalização para a autonomia ou desprofissionalização”, ministrada pelo professor do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal), Almerindo Janela Afonso.

Na terça-feira, 14, às 14h, haverá a mesa-redonda com o tema “Educação Básica de Crianças, Jovens e Adultos: práticas pedagógicas e inclusivas”, que terá como moderadora a professora Rosana Aparecida Fernandes (Unit), e a participação das conferencistas: professora Maria Olívia de Matos Oliveira (Uneb), professora Joelma Carvalho Vilar (UFS) e professora Telma Sampaio Romão (UFRN).

Às 16h, será a vez da Conferência sobre Formação de Profissionais da Educação e o Plano Nacional de Educação no Brasil, ministrada pela professora Iria Brzezinski (PUC/GO). Às 17h30, haverá reunião com a Comissão Estadual da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação.

À noite, a partir das 19h, será realizada uma mesa-redonda com o tema “Educação Básica Democrática de Crianças, Jovens e Adultos: políticas e provocações”, que terá como moderadora a professora Eliana Sampaio Romão (UFS); professora Carmen Campory Scriptori (Universidade Moura Lacerda), professor Juan Delval (UNED, Madri), e do professor Carlos Roberto Jamil Cury (PUC/MG).

Na quarta-feira, 15, das 14h às 18h, haverá sessões de Comunicação Oral, ocasião em que serão discutidos temas como Espaços Educativos, Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Práticas Investigativas.

Às 19h, será a vez da conferência “A Interdisciplinaridade na Formação de Crianças, Jovens e Adultos na Perspectiva da Educação Emancipatória”, ministrada pelo professor César Aparecido Nunes (Unicamp-SP). Logo em seguida, haverá a conferência “Subjetividade, Cotidiano Escolar e Formação Continuada de Professores”, ministrada pela professora Janete Magalhães Carvalho (UFES).

Na quarta-feira, 16, dia de encerramento, das 14h às 18h, haverá sessões de Comunicação Oral. A partir das 19h, haverá a mesa-redonda com o tema “Políticas Públicas e Processos Identitários, com a moderadora professora Vanda Maria Campos Salmeron Dantas (Unit), e a participação dos professores da UFS: professora Maria Helena Santana Cruz, Professor Frank Nilton Marcon, Professor Hippolyte Brice Sogbossi, e o professor Paulo Sérgio da Costa Neves.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.