Nova diretoria da SES busca otimizar ações do SUS
Coordenar sete setores da atual estrutura da Secretaria de Estado da Saúde (SES), visando ampliar e promover a melhoria dos serviços atualmente prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe. Com esse objetivo, o médico David Oliveira de Souza, assumiu a nova Diretoria de Atenção Integral à Saúde, criada como parte do projeto de reestruturação da Pasta que vem sendo implementada pelo secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães.
Carioca de nascimento, mas radicado há cerca de oito anos em Sergipe, a David Oliveira foi delegada a missão, através da nova diretoria, de coordenar as áreas de Atenção Hospitalar, Atenção Psicossocial, Humanização, Educação Permanente, Assistência Farmacêutica, Atenção Básica e Atenção Especializada da SES. Para ele, o novo trabalho representa mais do que um desafio. “Significa uma enorme responsabilidade e também uma grande oportunidade de contribuir para a melhoria do atendimento ao cidadão”, sintetiza.
O novo diretor de Atenção Integral à Saúde da SES reconhece, no entanto, que para enfrentar os desafios impostos pela nova função, conta com uma equipe coesa e auxiliares extremamente envolvidos com a Reforma Sanitária e Gerencial do SUS de Sergipe, implantada pelo Governo de Sergipe desde 2007. “O que me dá muita confiança para aceitar esse desafio é a equipe de coordenadores dessas áreas, que possue grande acúmulo de conhecimento em saúde, além do compromisso com a causa da defesa da vida”, diz.
David Oliveira também salienta o compromisso já manifestado pelo titular da SES, Antônio Carlos Guimarães, em dar aos problemas que hoje envolvem a saúde pública de Sergipe, através da ampliação e otimização das ações, obras e serviços ofertados à população. “Atualmente temos à frente da Secretaria da Saúde um gestor muito competente e comprometido com a Reforma Sanitária do SUS”, frisa o médico. E uma demonstração desse comprometimento está nas atribuições de sua nova diretoria. “O objetivo de agregar essas áreas todas é intensificar os canais de comunicação entre elas e aumentar a potencialidade das ações da SES em benefício da saúde do cidadão”, justifica.
Diagnóstico
Entre os desafios imediatos que o diretor da SES terá pela frente está o de coordenar o trabalho de traçar um novo perfil da situação de Rede de Atenção Primária em Sergipe, através de visitas técnicas a todas às unidades do Estado, nos moldes do que foi feito pela Secretaria no início de 2007. “A ideia é fazer um diagnóstico que inclua tanto as estruturas físicas quanto o processo de trabalho para o atendimento à população”, revela.
Segundo David Oliveira, as visitas técnicas a cerca de 600 unidades espalhadas pelo Estado, incluindo as 46 Clínicas de Saúde da Família (CFS) implantadas pelo Governo de Sergipe desde 2007, começam no próximo mês e devem se estender até meados de maio. “Vamos utilizar um questionário com perguntas direcionadas aos gestores municipais e aos profissionais que atuam nessas unidades, para avaliar todos os aspectos relacionados ao funcionamento e às condições de trabalho”, explica o médico. O resultado desse levantamento será levado para discussão durante um amplo seminário sobre a Atenção Básica proposto pelo secretário de Estado da Saúde e que deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.
Perfil
O médico David Oliveira de Souza tem formação superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Medicina de Família e Comunitária pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), ele também tem especialização em Medicina Humanitária pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (França).
Professor substituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Sergipe (UFS) desde 2007, durante quatro anos (2007 a 2010) atuou como Diretor Médico da Organização Médicos Sem Fronteira no Brasil. Além disso, também foi professor de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá (RJ) e exerceu a função de consultor em Saúde Pública para a Prefeitura de Drancy, na França, em Ação Humanitária para vários organismos internacionais e de assessor técnico da Vigilância Epidemiológica da SES.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Nova diretoria da SES busca otimizar ações do SUS – O médico David Oliveira de Souza / Foto: Fabiana Oliveira/SES