[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri), José Macêdo Sobral, visitou a ExpoZebu 2011, em Uberaba, para prestigiar os criadores sergipanos que levaram animais para aquela mostra. Na oportunidade, se reuniu com técnicos e diretores da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), com o intuito de sedimentar entendimentos anteriores, visando a transferência de tecnologia para Sergipe, no que tange o Pró-Genética, programa que propicia facilidades para a aquisição de touros de alta qualidade genética da parte de pequenos e médios produtores.

De acordo com o secretário, o Governo de Sergipe vem promovendo ações focadas num apoio maior à bovinocultura, fato que se justifica pelo considerável índice de crescimento da produção de leite, onde Sergipe desponta no quinto lugar no Nordeste, fato conseguido no primeiro mandato do atual governador Marcelo Déda. “Anteriormente Sergipe produzia simplesmente 50 % da produção leiteira de Alagoas. Com os incentivos e a disseminação de políticas públicas, a implementação de atividades e de estímulo ao pequeno criador, à consolidação de uma assistência técnica mais efetiva, o panorama mudou, oportunizando ao Estado ter condições de abrigar de forma segura os laticínios existentes e acenar para que outros venham a se instalar, a exemplo de grande empreendimento em conclusão, que terá na sua grade produtiva o Leite Ultra Pasteurizado, o iogurte e outros produtos lácteos necessitando de matéria primam de qualidade”.

José Sobral afirmou que o Pró-Genética, representará mais um suporte na bovinocultura, não apenas de leite, mas também de corte, uma vez que os animais de Sergipe têm mercado, até porque o Estado é reconhecido como Zona Livre de Febre Aftosa, condição que demanda um efetivo trabalho da assistência técnica, incluindo a Diretoria de Sanidade Animal da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) que monitora de forma consistente e meticulosa, não apenas a observância do calendário de vacinação, mas mantém um rígido controle e fiscalização das fronteiras.

A visita do secretário à ExpoZebu consolidou a aceleração da implantação do programa de transferência de tecnologia, assim como revelou perspectivas de outros cometimentos ali mostrados cujos resultados apresentados ajudarão ao pequenos e médio produtor. “Alguns projetos da feira são muito interessantes e queremos implantar em Sergipe, entre eles o Zebu na Escola e o Kit para tratadores”, destacou. O Zebu na Escola é um projeto socioeducativo que conta com a participação de 10 mil estudantes e idosos e cujo objetivo é mostrar como funciona a cadeia produtiva da carne e do leite. Já o Kit é destinado aos tratadores que trabalham na ExpoZebu e é composto por produtos de higiene pessoal. Este ano eles também receberam uma cartilha com dicas de vacinação, de como se apresentarem durante os julgamentos e como preservar os recursos naturais e do ambiente de trabalho.

José Sobral se congratulou com os criadores sergipanos por participaram da importante mostra em Uberaba, proporcionando com isso marcar a presença de Sergipe e também divulgar as exposições sergipanas junto aos criadores de todo o Brasil. Da mesma forma ele agradeceu o apoio da ABCZ, através da sua diretoria quanto ao PróGenética.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.