[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou nesta sexta-feira, 13, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), o I Simpósio Estadual de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, em alusão ao dia 15 de maio – data em que é lembrado o dia nacional da área. O evento ocorreu no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e reuniu representantes de dez unidades hospitalares da rede pública e privada de Sergipe.

Comandado pela Coordenadoria Estadual de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Ceciras), o Simpósio focou a discussão de temas relacionados à prevenção e controle das infecções hospitalares. Participaram do evento médicos, enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos, nutricionistas e fisioterapeutas que atuam no controle de infecção hospitalar, além de profissionais de microbiologia e vigilâncias epidemiológicas e sanitárias.

Segundo Antônio de Pádua Pombo, diretor da Divisa, o evento é uma maneira de conscientizar as pessoas sobre a importância do controle de infecção hospitalar. “Há certa resistência de se investir em profissionais exclusivamente voltados para a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, o CCIH, e quando não há a equipe adequada para identificar os pontos críticos e minimizar os riscos, procedimentos simples podem levar pacientes a óbito”, enfatizou.

Pádua pontuou que a realização do Simpósio é função do Estado porque alerta a sociedade para a questão da infecção hospitalar. “Esse evento é um compromisso do Governo do Estado, através da SES, de fortalecer os hospitais nas ações de controle das infecções e trabalhar no sentido de formar e incentivar os municípios, de acordo com a complexidade dos serviços que têm, para tomar frente de suas ações”, disse.

A médica Iza Lobo, Infectologista do Huse, destacou que a ação da Divisa será proveitoso para todos os integrantes do CCIH do hospital.  “O controle de infecção do Huse conta com oito médicos infectologistas atuantes e essa parceria fará com que os nossos profissionais se concentrem na atualização”, disse.

Temas do Simpósio

Durante o encontro foram discutidos nove temas sobre a infecção hospitalar, dentre eles, atualizações e diretrizes que devem ser seguidas pelas unidades hospitalares, a exemplo do controle de bactérias multirresistentes em ambiente hospitalar, no ambiente superfície e na água.

A novidade proposta pelo I Simpósio Estadual de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde foi a participação do psicólogo especialista no Controle de Infecção Hospitalar, Luciano Corrêa.  “O tema Psicologia Aplicada ao Controle de Infecção é novo e relaciona a psicologia no auxílio da gestão de trabalho do controle de infecção. Para desenvolver as ações, é necessário verificar o perfil das pessoas envolvidas no trabalho, fazer treinamentos de motivação e avaliar a cultura hospitalar”, disse.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.