[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju vai homenagear neste sábado, dia 18, no salão de festas do Vasco Esporte Clube, a partir das 18 horas, os servidores que trabalham na limpeza da cidade com um jantar dançante para marcar o Dia do Gari, comemorado dia 16 de maio.
O jantar dançante está sendo organizado pela Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – e será marcado com muita música e sorteio de vários brindes, como ventilador, ferro elétrico, liquidificador e conjunto de panelas, entre outros itens. Para animar ainda mais a festa, Passarada do Ritmo estará presente.
De acordo com o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, a homenagem é justa pelo serviço que esses servidores executam diariamente. “A festa é direcionada aos garis, mas todos os demais funcionários da empresa devem participar. São pessoas humildes que todos os dias trabalham com presteza e acima de tudo com alegria. Essa festa não é só para marcar uma data e sim uma forma de reconhecer a importância e o valor do trabalho dos garis”, destaca Nascimento.
A referência ao trabalho dos garis, complementa o presidente da Emsurb, representa a preocupação do prefeito Marcelo Déda em promover condições dignas para o desempenho da função. “O prefeito Marcelo Déda reconhece que o trabalho dos garis e margaridas é insalubre e vem procurando oferecer equipamentos que não só facilitem a execução do serviço, mas também que estejam voltados para a proteção do servidor”.
Uma das mais relevantes iniciativas da prefeitura que demonstram essa preocupação é a inauguração da Casa do Gari, no ano passado. Na Casa do Gari, os servidores possuem um local onde guardar seus objetos pessoais e fazer suas refeições, como também um espaço para receber cursos de capacitação e palestras educativas. Ainda com relação ao servidor, Osvaldo Nascimento destaca a aquisição de novos uniformes e de EPI’s – equipamentos de proteção individual –, como botas, luvas e capas de chuva. “Os servidores recebem também diariamente almoço e mensalmente cestas básicas”, completa.
Outro exemplo citado pelo presidente da Emsurb são os diversos cursos de qualificação profissional promovidos pela empresa. Desde o início da gestão, em 2001, foram oferecidos cursos em vários níveis, com objetivos diversos. “Os primeiros cursos que colocamos à disposição foram os de ‘Motivação e Produtividade’, ‘Qualidade e Excelência no Atendimento’ e ‘Gestão de Pessoas’. Desta forma, preparamos o servidor para atender o cidadão e também melhoramos o relacionamento entre esses próprios funcionários na empresa”, explica.
De acordo com o Osvaldo Nascimento, a realização de cursos como esses vêm quebrando paradigmas ao oferecer treinamento aos garis e serventes, profissionais que raramente são treinados e sofrem o estigma de trabalhar com o lixo.
Segundo Osvaldo Nascimento, são ações como essas que fazem com que os funcionários sejam tratados com dignidade. “Para eles, a satisfação de ter o trabalho reconhecido os valoriza enquanto profissionais. A conseqüência desse investimento em equipamentos e no servidor é o reconhecimento dado pela sociedade ao serviço de limpeza urbana em Aracaju”, declara Nascimento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.