Orsse faz concerto em homenagem aos 157 anos de Maruim
Interiorizar e popularizar a música clássica. Este é o objetivo da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) com a série “Orquestra na Estrada”, que pelo quarto ano consecutivo, leva a sinfônica para as cidades do interior sergipano.
Desta vez, o município que teve a satisfação de receber o grupo de música clássica foi Maruim. O concerto fez parte das comemorações do aniversário de 157 anos da cidade e reuniu na Igreja Matriz Nosso Senhor dos Passos, inúmeras pessoas interessadas em conhecer e admirar a música erudita feita em Sergipe.
A Orquestra Sinfônica, que é coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura, e tem patrocínio do Instituto Banese, já levou o projeto “Orquestra na Estada” para mais de dez municípios sergipanos, levando música e cultura para os oito territórios de Sergipe.
O maestro assistente da Orsse e regente da noite, Daniel Nery, afirma que estar em mais uma apresentação da série e mais uma vez fazendo parte de comemorações importante dos municípios, representa a seriedade e a admiração que os gestores sergipanos tem para com o grupo. “O mais interessante é que sempre somos convidados para eventos importantes, como no caso a emancipação política de Maruim. E em concertos como estes podemos promover a circulação da música, tirando a Orquestra de dentro do Teatro e a levando para perto do público”, ressaltou Daniel.
A união entre poder público estadual e municipal a fim de proporcionar momentos ímpares para os maruinenses. Assim pode-se descrever esta apresentação da Orsse, no qual, graças a sensibilidade do prefeito, Gilberto de Oliveira, que percebeu a importância de popularizar a música clássica, convidou o grupo para participar das festividades de sua cidade.
“Nós temos uma secretaria de Cultura muito atuante e temos buscado resgatar o gosto cultural na nossa população. Acredito que a música clássica, representada em Sergipe pela Orsse, é um campo nobre da cultura. Por isso nós trouxemos a Orquestra Sinfônica para esta que é a quarta apresentação em nossa cidade, e para que assim possamos passar ainda mais para a comunidade o gosto pela música erudita”, disse o prefeito.
Público
Entre a plateia que compareceu a Igreja Nosso Senhor dos Passos, pessoas acostumadas a acompanhar os concertos da sinfônica sergipana, mas também, um público novo, curioso e interessado em descobrir os sons que entoavam da Igreja Matriz.
A doméstica Greziane Batista, por exemplo, era uma dessas pessoas. Atenta a apresentação, a moça de 27 anos conta que já havia visto outra apresentação da Orsse, ocorrida em Rosário, mas pela primeira vez acompanhou todo o concerto. “Acho muito bonito, e hoje vi toda a apresentação. A ideia de trazer esses músicos tão bons para os municípios e muito boa, pois nos dá uma opção a mais de lazer e cultura”, declarou.
As peças apresentadas foram da ‘Cavalaria ligeira’ de Suppé, às ‘Seleções de West Side History’, de Bernstein, além da ‘Suíte Carmen nº 1’, do grandioso Georges Bizet, que entoaram sons calmos, mas também alguns bastante agitados, sempre compostos por grande sonoridade e com um ritmo bastante atraente.
O dentista Murilo Mota acompanhava as peças com bastante atenção, e estava radiante com o recital de igreja. Para ele que se diz admirador nato da orquestra, ver o grupo em sua cidade é um motivo a mais de alegria. “Maruim está muito satisfeita com a presença da Orquestra Sinfônica, pois são poucas as vezes que ela pode vir a nossa cidade. Com a qualidade dos músicos e das peças que foram apresentadas hoje, só nos resta agradecer ao Governo do Estado e a prefeitura que nos deram este lindo presente”, festejou.
Já o professor Manoel Odilon, que também se diz um grande fã do grupo, a apresentação da Orsse é um evento fascinante. “Cheguei do trabalho e vim correndo para o concerto, pois não queria perder nenhuma peça. Acho muito interessante a Orsse sair do teatro e vim encontrar o público. Um público que é diferente daquele que sempre comparece ao TTB, afinal, nem todos conhecem o trabalho, mas, por curiosidade, assistem a apresentação e passam a admirá-los”, concluiu.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Orsse faz concerto em homenagem aos 157 anos de Maruim – Fotos: Marcelle Cristinne/ASN