Colégio de Santa Rosa de Lima entra no combate à dengue
O Colégio Estadual Dr. Edélzio Vieira de Melo vai lançar na próxima semana o projeto ‘Educação em Saúde para o Controle e Prevenção da Dengue’, no município de Santa Rosa de Lima. O projeto visa sensibilizar a população do município para ações que previnam novos casos da doença através do controle do vetor, o mosquito Aedes aegypti.
A autora do projeto é a professora Letícia Marteis, mestranda em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Sergipe. Ela disse que os alunos, que são parcela representativa da comunidade local, serão instruídos acerca dos aspectos morfológicos, biológicos e comportamentais do mosquito e capacitados para identificar e destruir os criadouros do vetor. “Os alunos também serão estimulados a se tornar agentes multiplicadores das informações recebidas na escola”, acentuou a professora.
Segundo Letícia Marteis, o projeto terá atividade continuada com realização bimestral de mutirão para levantamentos entomológicos e destruição dos focos do mosquito no município.
Para o diretor do Colégio, professor Almir Pinto de Melo, a realização desse projeto é de fundamental importância por estimular ações de controle do mosquito ao longo do ano.
De acordo com o diretor, mesmo em épocas de condições ambientais desfavoráveis ao desenvolvimento do vetor ou em períodos entre epidemias, o vírus da dengue continua circulando. “Há criadouros que mantêm a infestação e pessoas susceptíveis ficam vulneráveis a desenvolver a doença”, ressaltou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]