Técnica vocal é tema de oficina no Centro de Criatividade
Preparar e capacitar os agentes culturais sergipanos. Este é um dos eixos da política cultural do Governo de Sergipe e objetivo central das oficinas promovidas semestralmente pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da direção do Centro de Criatividade. As oficinas de canto e técnica vocal, por exemplo, têm deixado satisfeitos os seus participantes e reafirma o compromisso da Secult com a cena musical sergipana.
A oficina auxilia as pessoas que já atuam na área a se aperfeiçoar e crescer profissionalmente. O ministrante Álvaro Araújo explica a dinâmica do curso. “Buscamos um aprimoramento na arte do canto, aplicando algumas técnicas, e dando ênfase a detalhes como a respiração, projeção vocal, dicção, entre outros. Nesta oficina temos muitos profissionais que tocam em bandas ou até mesmo em corais, e que adquirem ainda mais perfeição com os conhecimentos que são adquiridos”, assegurou.
A cantora Marcela da Silva, vocalista de um grupo musical, concorda com a opinião do ministrante e completa que está aprendendo muitas técnicas que até então não conhecia. “Estou muito feliz com o que tenho visto e vivido aqui. Cantar não é apenas chegar num palco e soltar a voz. Tem muitas coisas por traz disso, e estamos aprendendo muito aqui”, afirmou.
Sua colega de classe, a dona de casa Zenaide Correia, também está radiante com o curso. Para ela que canta em um coral, numa igreja evangélica, a oficina está sendo uma oportunidade muito boa, não só para a área de voz, mas para todas as outras áreas que possuem oficinas ofertadas. “A oficina é muito boa para quem quer aprender um pouco mais sobre voz, ou qualquer outro tema. Eu, por exemplo, estou aprendendo muitos exercícios e técnicas que não conhecia. Aconselho a todos que gostam dessa área a vim participar”, disse.
O diretor do Centro de Criatividade Isaac Galvão, o curso é uma oportunidade a mais para que as pessoas que se interessam por cultura possam se aperfeiçoar em determinada área. “Temos cursos de diversas áreas, com direito a certificado, que servem como estímulo para as pessoas que querem iniciar a carreira na cultura, despertando-os e assim os atraindo para o fazer cultural”, explicou o diretor do local.
As oficinas que são oferecidas desde 2007, tiveram início no mês de março, e atraíram inúmeros agentes de cultura de diversas idades para cursos como Percussão, Violão, Técnica Vocal e Confecção de bonecos para stop motion. Os interessados em assegurar vagas para o segundo semestre pode entrar em contato com a direção do Centro de Criatividade através do telefone (79) 3179-1909.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Técnica vocal é tema de oficina no Centro de Criatividade – Oficina do Centro de Criatividade / Fotos: Fabiana Costa/Secult