[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Após ter participado ontem à noite da aula-espetáculo proferida pelo escritor Ariano Suassuna, no Teatro Tobias Barreto, o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, também participou hoje, dia 15, como convidado da solenidade de outorga e entrega de título de doutor ‘honoris causa’, concedido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), ao autor do livro Auto da Compadecida. O evento também marcou a festa de aniversário da universidade, que completa hoje 34 anos de existência.
Além de Marcelo Deda, compareceram à homenagem o vice-prefeito Edvaldo Nogueira, o secretário de Estado da Educação, Nilson Socorro, o secretário Municipal de Participação Popular, Márcio Macedo, o ex-presidente da Funcaju, João Francisco dos Santos, além de inúmeros professores e estudantes universitários que lotaram o auditório da Reitoria no Campus da UFS.
De acordo com o reitor José Fernandes de Lima, o título de doutor ‘honoris causa’ é a maior de todas as honrarias concedida pela universidade enquanto instituição superior de pesquisa. Ele foi outorgado e entregue ao escritor paraibano, que atualmente mora em Recife, pelos membros dos Conselhos Superiores da Universidade Federal de Sergipe.
Sempre bem humorado, Ariano Suassuna, a exemplo da aula-espetáculo de ontem à noite, mais uma vez fez a platéia do auditório rir à vontade com suas histórias, sem protocolo algum. “Me sinto profundamente honrado. E não estou dizendo isso formalmente. Gostei de ser escolhido para receber o título. Tem gente que diz: ‘eu acho que não mereço’. Mas eu não. Eu acho que eu mereço”, disse Suassuna, emocionado com os aplausos e os elogios feitos aos nordestinos.
Segundo o escritor, o título da UFS lhe trouxe mais honra ainda porque foi recebido na terra de Tobias Barreto e Silvio Romero. “São dois escritores que exerceram em mim uma influência enorme”, afirmou, antes de contar vários fatos pitorescos da vida e obra dos dois sergipanos que viveram no século 19. Ainda durante seu discurso de agradecimento, Ariano aproveitou para ministrar uma rápida aula sobre Filosofia da Arte, sua especialidade na época em que foi professor da Universidade Federal de Pernambuco. Bastante emocionado, ele se despediu do público com uma afirmação marcante: “No momento em que recebo esse título, reafirmo meu compromisso com meu povo e meu país”.
No final da solenidade, ainda dentro da programação de aniversário da UFS, vários professores foram homenageados pela instituição. O prefeito Marcelo Déda entregou o título de professor emérito ao cientista político e historiador José Ibarê Costa Dantas, e o vice-prefeito Edvaldo Nogueira entregou o mesmo título ao economista Frederico Leite Lisboa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.