[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Técnicos do departamento de Assistência Social, da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) promoveram na manhã desta segunda-feira, 18, uma capacitação profissional para os estagiários e novos funcionários lotados em setores e órgãos vinculados à Seides.

No encontro, realizado no auditório da secretaria, todos puderam tirar dúvidas sobre a política de assistência social e sua organização dentro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além dos serviços, normatizações, as proteções da assistência e suas sub-divisões.

De acordo com a palestrante e assistente social da Seides, Odailde Ferreira Campos, a reunião foi direcionada a estagiários e funcionários de diversas áreas profissionais. “Independente da sua área de atuação, o trabalho executado pelos estagiários da Seides permeia sobre a política de assistência e, por isso, encontros como o de hoje são fundamentais”, relatou Odailde.

A secretária em exercício da Seides, Maria Luci Silva, participou do evento e destacou a importante participação dos estagiários nas repartições públicas. “É muito bom trabalhar com a juventude, pois eles têm uma energia boa de renovação e trazem a teoria das universidades para se aliar à pratica. Como diria Paulo Freire, a educação é uma via de mão dupla. À medida que os estudantes chegam à Seides para aprender, nós, técnicos, também adquirimos conhecimento com a nova geração”.

A secretária acrescentou ainda que a política de assistência se dá na transversalidade, permeando outros setores, como o direito, a engenharia, a administração. “Por isso o encontro foi aberto a vários setores”, afirmou.

“Trabalhar no departamento de Assistência Social é experiência muito valiosa, pois mudou completamente a concepção que  tinha sobre a política de assistência. O que aprendemos na academia é um pouco difuso do que vivenciamos na prática. A política social hoje não é tratada como forma de assistencialismo, caridade, o que prevalece é a garantia de direitos”, destacou Éder Getirana, estagiário de Serviço Social da Seides e estudante do 9º período da Universidade Federal de Sergipe.

O aluno do 5º período de administração da Universidade Tiradentes e estagiário da Defesa Civil Estadual, órgão vinculado à Seides, Williams Lourenço Tavares, reconheceu a importância do debate ampliado. “É relevante conhecer o trabalho executado pelo departamento de Assistência Social da secretaria em que trabalho. Para me tornar um bom profissional, acredito que devo ser multidisciplinar e conhecer várias áreas”, apontou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.