[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde – disponibiliza para os usuários da rede pública municipal, o serviço de central de ambulâncias. A central pode ser acionada durante 24 horas, de domingo a domingo. O grande objetivo desse serviço é atender aos chamados de urgência dos pacientes que não possuem meios de transporte adequados.
Por intermédio da Secretaria de Saúde, a prefeitura coloca à disposição da população, cinco ambulâncias no pronto atendimento, seis ambulâncias na sede da central e um carro de passeio. Para completar o quadro pode-se contar com 14 funcionários e nove motoristas.
Segundo dados da SMS, no mês de abril a central de ambulâncias recebeu mais de 2.500 chamadas. Na prática essa quantidade equivale a mais de 80 chamadas por dia. Nesse mesmo período no ano de 2001, foram feitos 1.767 atendimentos.
O serviço é feito de imediato, assim que é chamada a ambulância sai. No caso de não haver carro na garagem da secretaria, os funcionários responsáveis pelo setor tentam localizar o mais rápido possível, algum motorista pelo celular. Aquela ambulância que estiver mais próxima do local chamado fará o atendimento ao usuário do sistema público de saúde.
O paciente pode ligar gratuitamente para a central através do número 192 e pedir a locomoção do posto de saúde para o hospital, da residência para o hospital ou entre hospitais. Segundo a gerente da central de ambulâncias, Amália Salmeron, os usuários que necessitam de radioterapia, hemodiálise ou fisioterapia podem contar também com o serviço da SMS, para isso basta que se cadastrem no programa de transporte.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.