Governador em exercício busca soluções para demandas do MST
Na tarde desta sexta-feira, 15, o governador do Estado em exercício, Jackson Barreto, recebeu no Palácio dos Despachos os dirigentes locais do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Na reunião os visitantes apresentaram alguns de seus pleitos, com destaque para as situações das famílias acampadas no perímetro irrigado Jacarecica 2 (região do Baixo Cotinguiba) e no acampamento Arthur Bispo do Rosário, em Japaratuba.
Conforme o governador em exercício, o encontro foi marcado por avanços e representou mais um exemplo da forma democrática com que o Governo tem tratado os movimentos sociais. “O MST tem avançado e conquistado muito porque sabe conversar, dialogar, usa a negociação como forma de trabalho e não a violência. E o Governo do Estado se sente feliz ao contribuir para fazer avançar a reforma agrária em Sergipe”, destacou Jackson Barreto.
Ao enfatizar que a Constituição atribui ao Governo Federal o poder de desapropriar terras para a reforma agrária, o governador em exercício assegurou que o Estado fará o que estiver ao seu alcance no sentido de atender os pleitos colocados. “Até porque esse sempre foi o sonho de todos que compõem o pensamento deste Governo. Para se ter uma ideia, nos últimos quatro anos foram assentadas duas mil famílias em Sergipe”, acrescentou.
Terminado o diálogo, o governador em exercício já agendou um novo encontro para a próxima semana. Na oportunidade o Governo irá apresentar uma nota técnica ao MST com um diagnóstico preciso sobre a situação das regiões ocupadas que foram colocadas em pauta. “O MST merece o respeito do Governo. Se levarmos em conta o tamanho do estado de Sergipe, temos avançado em paz, com uma reforma agrária sem conflitos, na base do diálogo”, complementou Jackson.
Dirigente estadual do MST, Esmeraldo Leal também enfatizou a boa relação do MST com a atual gestão do poder público estadual. “Existe uma relação de confiança muito grande entre o Governo do Estado, tanto com o governador Marcelo Déda quanto com o vice-governador Jackson Barreto, até pelo seu histórico. Desde o início de sua militância política já existia uma parceria de visita, de compromisso com a reforma agrária”, colocou Esmeraldo.
“Estamos vendo que o Governo do Estado continua se portando com compromisso em relação à reforma agrária. Por isso achamos que foi positiva a reunião. Sentimos no Governo do Estado o compromisso em ajudar as famílias”, concluiu o dirigente do MST em Sergipe.
Soluções
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Sobral, cada região ocupada convive com impasses distintos, mas as soluções adequadas serão buscadas pelo Governo. “No caso do acampamento Arthur Bispo do Rosário, vamos avaliar a possibilidade de negociar, através do Crédito Fundiário, a aquisição de uma área próxima a Japaratuba para o assentamento dessas famílias que estão à margem da BR 101”, explicou o secretário, lembrando que o caso do perímetro Jacarecica 2 é mais complexo.
“É uma questão histórica que perdura há muito mais de 10 anos e, a exemplo de outras áreas críticas de conflito que o Governo conseguiu solucionar, vamos buscar uma solução pacífica e consensual. É evidente que é preciso estabelecer regras e critérios. Temos um limite de área por família, limite de endividamento e também a solução quanto aos cessionários do perímetro Jacarecica que de certa forma têm um contrato com o Estado”, ponderou.
Além do vice-governador e do secretário da Agricultura, também presenciaram a reunião o diretor-presidente da Empresa de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe (Pronese), Manoel Hora Batista; o secretário de Estado da Casa Civil, Jorge Alberto; o subsecretário de Articulação com os Movimentos Sociais e Sindicais, Francisco dos Santos; e o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Sergipe, Jorge Tadeu Jatobá.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador em exercício busca soluções para demandas do MST – Fotos: Marcelle Cristinne/ASN