[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, participou nesta terça-feira, 12, da segunda reunião de sensibilização para discutir a implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) em Sergipe. O evento é realizado pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Seides.

Os debates incluem a implantação do sistema nos municípios e a criação dos conselhos nas cidades onde ele ainda não existe para que, a partir daí, as cidades possam buscar recursos estaduais e federais para desenvolver ações de segurança alimentar.

Participaram do encontro o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean) e representantes de 14 municípios sergipanos. Todos os 75 municípios do Estado participam da reunião, que foi dividida em quatro datas. Nesta quarta-feira, 13, acontece o último encontro.

De acordo com a secretária Eliane Aquino, os programas de Segurança Alimentar e Nutricional, e a inclusão produtivas são focos prioritários para o Estado. “Temos o intuito de fortalecer cada vez mais os programas de inclusão com agricultura e saúde nos municípios sergipanos, para que as famílias tenham independência, autonomia para plantar e colher seu próprio alimento. É importante destacar a criação e o fortalecimento dos conselhos municipais, para que tenham personalidade e possam fazer contato com a prefeitura, com a Secretaria de Estado da Inclusão Social e com o Consean”, ressaltou Aquino.

Segundo a diretora do DSAN, Vânia Junqueira, as prefeituras deverão assinar um termo de adesão ao Sisan. “A execução da política de segurança alimentar se dá na ponta, portanto as cidades têm grande importância na gestão dessa política. Haverá um acompanhamento técnico em cada município, através dos conselhos municipais”, observou Vânia.

Para a presidente do Consean, Maria Rosilene Rodrigues, o encontro é importante para estabelecer formas e estratégicas para efetivar o sistema no Estado. “Esse é um encontro de sensibilização da sociedade sergipana para que as pessoas ligadas a instituições possam encaminhar representantes que vão compor uma grande mesa de trabalho, de modo que possamos pensar coletivamente na execução Sisan nos municípios”, ressaltou.

Sisan

O Sisan, instituído pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), é um sistema em construção que tem como objetivo promover o direito humano à alimentação adequada em todo o território nacional. Trata-se de um sistema público, de gestão intersetorial e participativa, que possibilita a articulação entre os três níveis de governo para a implementação das políticas de segurança alimentar e nutricional.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.