[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) – vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) – firmou nos últimos cinco meses parcerias com instituições públicas e privadas para o compartilhamento de recursos públicos de tecnologia da informação e da comunicação (TIC). A ação tem a finalidade de racionalizar os investimentos na área, otimizando o uso da infraestrutura de TI disponibilizada pelo Governo de Sergipe.

Entre os parceiros estão a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o Banco do Estado de Sergipe (Banese), o Tribunal de Justiça de Sergipe e a Ilha Comunicação. Segundo o diretor de Tecnologia, Milson Barreto, o uso compartilhado dos recursos é mais que uma necessidade econômica, sendo também uma exigência da gestão alicerçada na sustentabilidade, conforme prevista na Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P).

Rede Digital do UCA

Através de um Acordo de Cooperação Técnica, a Seed e a Emgetis são responsáveis pela gestão dos equipamentos – doados pelas empresas nacionais integrantes do grupo GENTE – que possibilitaram a implantação da Rede Digital do projeto Um Computador por Aluno (UCA). Cabe aos dois órgãos acompanhar a aplicação da política de segurança do uso da rede, avaliar o desempenho da conexão, bem como zelar pela manutenção da infraestrutura.

De acordo com Milson Barreto, compete à Emgetis, especificamente, hospedar os equipamentos servidores do projeto, bem como fornecer o link de internet em banda larga de 10 Mbps. Além disso, a empresa disponibilizou contas de e-mail para aproximadamente 4 mil alunos e 200 professores, beneficiados com o UCA, que são utilizadas para autenticá-los na rede.

“Importante também é a participação da empresa Ilha Comunicação que cedeu ao projeto, o espaço físico necessário em sua torre de comunicação para a instalação dos rádios e antenas integrantes da Rede Digital no município”, acrescentou do diretor.

Sala Cofre

A realização de outro importante projeto de TI também será possível graças a uma dessas parcerias: a construção da Sala Cofre que abrigará o Data Center do Governo de Sergipe. “A cooperação técnica estabelecida com o Banese proporcionará o uso compartilhado de uma nova sala cofre, construída em conformidade com as melhores práticas mundiais em termos de segurança e disponibilidade”, explicou Milson Barreto.

Integração da PGE e TJ/SE

A Emgetis e o Tribunal de Justiça de Sergipe celebraram convênio para integrar tecnologicamente a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) ao Poder Judiciário. A iniciativa possibilitará uma conexão direta entre os três órgãos a partir da comunicação via rádio, fibras óticas e links de dados convencionais.

“Entre os benefícios está a integração dos sistemas de informática dos órgãos, proporcionando que os processos sejam tramitados eletronicamente entre as instituições, assegurando mais celeridade”, expôs o diretor de Tecnologia.

Em contrapartida a Emgetis fornecerá aos conveniados, faixas de endereços IP próprios – dentre as reservadas à empresa na rede mundial de computadores -, disponibilizará um canal de comunicação, a partir do Correio Eletrônico Expresso Livre, com um público alvo de cerca de 20 mil usuários funcionários públicos e permitirá o acesso às torres de comunicação e aos enlaces de rádios da Rede Governo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.