[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Localizada a 127 quilômetros de Aracaju, a cidade de Tobias Barreto iniciou na manhã desta segunda-feira, 11, a terceira etapa do Birô Cultural, projeto da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) desenvolvido em parceria com a Funcart. As oficinas atraíram um bom número de agentes culturais de toda a região Centro-Sul de Sergipe ao município que leva o nome do poeta, filósofo e jurista sergipano admirado em todo o país.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, Tobias Barreto vive um momento especial do ponto de vista cultural, e inspira cidades vizinhas. “O município de Tobias Barreto tem um trabalho muito interessante de estímulo à produção artística. Prova disso foi o sucesso do I TobiArte, Festival de Cultura de Tobias Barreto, que a Secult apoiou. Essa e outras iniciativas tornam a cena cultural mais dinâmica, e inspira cidades da região Centro-Sul”, disse Eloísa.

A terceira etapa do projeto acontece até sexta-feira, 15, na unidade do Sebrae/SE no município. Orientados pelo ministrante das oficinas do Birô Cultural, Mesalas Santos, agentes culturais de Tobias Barreto, Lagarto e outras cidades da região Centro-Sul trocam experiências, apresentam as idéias que têm para desenvolver a cultura em suas comunidades, aprendem a transformá-las em projetos e a captar recursos para executá-los.

O secretário-adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel, comemorou a boa receptividade ao projeto na região. “Disponibilizamos 25 vagas para cada etapa do Birô Cultural e registramos uma procura maior que a oferta nesta etapa. Percebemos que os municípios aqui do Sul de Sergipe tem gestores culturais preocupados em desenvolver um bom trabalho, mostrando que política cultural se faz de mãos dadas, entre poder público Municipal, Estadual, Federal, artistas, produtores, e sociedade”, declarou Marcelo.

Satisfação dos participantes

O sentimento de empolgação dominava entre os participantes do Birô Cultural na região Sul após o término do primeiro dia de oficinas. O músico Lucas Victor, 29 anos, elogiou a iniciativa. “Acredito que o projeto vai ajudar muito a desenvolver a música, o teatro, o artesanato, e outras atividades no interior do Estado. Sou músico, mas não consigo sobreviver do meu trabalho. Quero começar a mudar minha história”, disse o rapaz, líder da banda Coméia Parker.

O tobiense Edson Guimarães, 43 anos, achou a oficina bastante dinâmica. “Não é um curso monótono, o que já é um grande passo. A Secretaria de Estado da Cultura foi muito feliz em promover o Birô Cultural, e torço para que as pessoas que estão participando saibam aproveitar o conhecimento aqui disseminado”, opina Edson.

Inscrições

O Birô Cultural já passou por Carmópolis e Nossa Senhora das Dores. Após Tobias Barreto, outras sete cidades ainda receberão o projeto: Itabaiana (Agreste), Nossa Srª da Glória (Alto Sertão), Laranjeiras (Grande Aracaju), Propriá (Baixo São Francisco), Estância (Sul), Aracaju e São Cristóvão (Grande Aracaju). Em todas elas foi pactuada uma parceria entre a Secult e o poder público municipal para a viabilização das oficinas.

Os interessados em participar do projeto devem enviar a ficha de inscrição preenchida – disponível no site da Secult – para contato@cultura.se.gov.br. Para mais informações sobre o Birô Cultural, os interessados devem entrar em contato com a coordenação do projeto através do email contato@cultura.se.gov.br ou através dos telefones (79) 3179-1924 e 8819-6901.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.