[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) subscreveu nesta sexta-feira, 8, o “pacto pela valorização da vida, à sustentabilidade sócio-econômica e ambiental das comunidades extrativistas da mangaba do Estado de Sergipe. Foi durante reunião realizada no auditório da Secretaria de Inclusão Social, com a presença do secretário Genival Nunes.

As ações em favor das catadoras de mangaba serão desenvolvidas pelo Projeto “Gerando Renda e Tecendo Vida em Sergipe”. O projeto visa contribuir com a melhoria das condições de trabalho e renda das mulheres catadoras de mangaba e suas famílias, bem como resgatar o potencial alimentar e cultural que está envolvido em torno da mangaba, o que contribui sobremaneira para o desenvolvimento regional pautado numa lógica ambiental, econômica e social diferenciada de respeito às comunidades extrativistas.

No Plano de Ação para ajudar as catadoras de mangaba consta o desenvolvimento de ações articuladas e conjuntas com todos os parceiros indistintamente, sejam órgãos do poder público, movimento sociais, redes de solidariedade, mandatos parlamentares com vistas a potencializar o projeto em cada município.

Consta também a avaliação, a cada três meses, do andamento do projeto em cada comunidade fazendo um balanço profundo dos avanços e conquistas das ações para a melhoria das condições das mulheres catadoras e suas comunidades. Além da elaboração de uma política de comunicação com o objeto de estender o projeto ao conjunto da sociedade civil, divulgando ao máximo todas as ações desenvolvidas no projeto, como links em sítios eletrônicos, notícias em boletins das organizações parceiras.

Segundo o secretário Genival Nunes, acredita-se que com esse pacto firmado entre todos os interessados em fortalecer a cultura da mangaba e contribuir no desenvolvimento das mulheres catadoras, suas famílias e comunidades, priorizando o cumprimento das ações previstas, pode-se ter um salto de qualidade na vida de milhares de pessoas no Estado de Sergipe. 

Além da Secretaria do Meio Ambiente, assinaram o pacto pela valorização da vida, à sustentabilidade sócio econômica e ambiental das comunidades extrativistas da mangaba do Estado de Sergipe, a Secretaria de Inclusão Social e a Secretaria da Mulher.

Beneficiários

O projeto objetiva atender diretamente 600 mulheres catadoras de mangaba e, indiretamente, 1.357 famílias que vivem da cata da mangaba.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.