Estado apoia desenvolvimento das catadoras de mangaba de Sergipe
As catadoras de mangaba de Sergipe vão lançar nesta sexta-feira, 8, a sua página na internet: http://www.catadorasdemangaba.com.br. O evento acontece às 10h com o apoio da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), onde será realizado.
O site dará visibilidade ao projeto para atrair novos apoios e chamar a atenção da sociedade para o trabalho, que contribui para o fortalecimento e sustentabilidade das comunidades extrativistas de Sergipe, com envolvimento de 1.357 famílias que vivem da cata da mangaba e participação direta de 600 mulheres.
A página virtual faz parte do projeto ‘Catadoras de Mangaba – Gerando renda e tecendo vida em Sergipe’, que vem sendo realizado desde dezembro pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai).
Patrocinada pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, a iniciativa tem a parceria local da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean). O projeto conta também com o apoio do Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe (MCM).
“Nossa intenção é que possamos compartilhar saberes, práticas e que possamos aprender com as demais comunidades brasileiras, latino-americanas e de língua inglesa. Precisamos dialogar”, afirmou, entusiasmada, a presidente da Ascamai, Alicia Morais.
O site
Uma das interações disponíveis no site é o vídeo ‘Mãos que Marcam’. O curta de nove minutos mostra como foi o processo de criação coletiva da marca que gerou o Manual de Identidade Visual do projeto. As saborosas sobremesas que as catadoras de mangaba comercializam como trufa, bombom, bolo, doce, bala, licor, geleia, mousse, biscoito e mangaba desidratada também constam no menu de conteúdo.
Durante o processo de construção do website a idéia central foi de agregar diversas informações que pudessem promover tanto a valorização da vida, quanto a sustentabilidade social, econômica e ambiental das comunidades extrativistas da mangaba em Sergipe. Ao final do evento, haverá um coquetel com os produtos originados da mangaba e produzidos pelas catadoras como trufas, bolos, mangaba desidratada e mousses.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado apoia desenvolvimento das catadoras de mangaba de Sergipe –