SES articula com municípios estratégias para Campanha contra Influenza
A Secretaria Estada da Saúde (SES), por meio do núcleo Estadual de Doenças Imunoprevensíveis e Imunização, iniciou nesta semana a articulação com os 75 municípios sergipanos para montar a estratégia da 13º edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a gripe.
Este ano, a campanha terá como público-alvo a população com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária entre seis meses e menores de dois anos, gestantes em qualquer período gestacional, trabalhadores de unidades de saúde que desenvolvam serviços relacionados com doenças respiratórias de estabelecimentos públicos e privados, e povos indígenas. “Os grupos escolhidos para receber a dose da vacina contra a Influenza foram aqueles que foram os mais acometidos pela doença no estado”, explicou Sândala Teles, coordenadora do núcleo de Doenças Imunoprevensíveis e Imunização da SES.
Ainda segundo a coordenadora, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) para vacinação é de 80% da população alvo de Sergipe, o que representa em torno de 300 mil pessoas. “A exigência é que sejam vacinadas pelo menos 80% da população de cada grupo escolhido. Para isso, vamos distribuir 323.300 doses para 350 postos de vacinação”, afirmou Sândala Teles.
A coordenadora de imunização do município de São Domingos, Mônica Novaes Almeida, quer vacinar 100% da população alvo, por isso, conta com o apoio de diversos segmentos da sociedade local para mobilização. “Antes de começar o período de vacinação convoco para uma palestra os agentes comunitários de saúde, vacinadoras, secretária municipal de Saúde, representantes das escolas, imprensa local e autoridades religiosas, e peço que eles conversem com as pessoas sobre a importância da vacinação”, contou Mônica Novaes Almeida.
Ainda para dar conta da demanda durante a campanha, a coordenadora estabelece outras estratégias para ninguém escapar da vacina. “A gente tem um cronograma de ação para a sede e povoados e também atuamos na feira e em parceria com a agência local do Banco do Brasil, no período em que os idosos vão receber a aposentadoria. Já os faltosos estão na mira dos agentes comunitários de saúde, que mandam o posto volante de vacinação atrás deles depois de imunizar os acamados”, concluiu Mônica.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- SES articula com municípios estratégias para Campanha contra Influenza – Fotos: Fabiana Costa/SES