Seminário leva Modernidade Administrativa aos servidores do Estado
Servidores estaduais lotaram o auditório do Banese nesta quarta-feira, dia 6, para receberem orientações sobre ‘e-DOC’, ‘I-Gesp’, ‘GFIP e a Conectividade Social’ e ‘Nota Fiscal Eletrônica’, sistemas que produzem celeridade e maior produtividade na comunicação dos documentos e processos do Governo de Sergipe.
No segundo dia do ‘II Seminário de Capacitação em Gestão Pública’, a coordenadora da Empresa de Tecnologia da Informação (Emgetis), Ana Thereza, esclareceu dúvidas dos colaboradores. “O e-DOC é o sistema de gestão eletrônica de processos e documentos do Governo de Sergipe que é utilizada como ferramenta da modernização da administração, gerando o aumento da velocidade na tramitação de documentos/processos e economicidade ao eliminar o uso de papéis na comunicação interna entre os órgãos e entidades da Administração estadual”, ressalta Thereza.
Com o mesmo propósito, a palestra sobre o ‘I-Gesp’ – Sistema de Gestão Pública Integrado foi ministrada pelo superintendente de Administração e Finanças da Secretaria da Fazenda (Sefaz), que também é coordenador do sistema, Cláudio Luiz da Silva. “O i-Gesp é o sistema responsável pela execução de projetos e pagamento de serviços único dos departamentos de administração, finanças e assessorias de planejamento do Governo de Sergipe”.
Ele destacou ainda que o envolvimento e o compromisso de técnicos do governo é um fator determinante para o sucesso do trabalho e qualificou a amplitude do sistema. “O i-Gesp tem uma dimensão muito maior que apenas a integração dos órgãos. Representa um salto qualitativo na transparência das contas públicas pelo caráter de modernização e capacidade de organização financeira e orçamentária dos poderes públicos”.
Coordenador de Sustentação ao Negócio da Caixa Econômica Federal (CEF) na Bahia, Jorge Silva Olivier trouxe para os servidores sergipanos a experiência do ‘GFIP e Conectividade Social’. Jorge explanou sobre a utilização do Gfip, como Guia de recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e Informações à Previdência Social. Ele abordou também a certificação digital e o padrão ICP Brasil, que é uso exclusivo da CEF. “O canal foi criado para ser utilizado por todas as empresas, ou equiparadas, que estão obrigadas a recolher o FGTS ou prestar informações à Previdência Social. Além de simplificar o processo de recolhimento do FGTS, reduz os custos operacionais, aumenta o conforto, a precisão, a segurança e o sigilo das transações relativas ao FGTS”.
O secretário-chefe da CGE, Adinelson Alves, explicou a importância da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e sua exigência quando da aquisição de mercadorias ou serviços no Estado de Sergipe, de todos os contribuintes do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) ou Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).“A implantação da NF-e tem a finalidade de prevenir fraudes na emissão de notas fiscais, a partir da sistematização desenvolvida, composta por modernos processos internos de contabilidade, faturamento e logística operacional, além de excluir a possibilidade de erros na escrituração no registro de NF-e e de entradas e saídas de mercadorias, fator que, também, beneficia os contribuintes”, pontuou.
A programação do II Seminário de Capacitação em Gestão Pública termina nesta quinta-feira, dia 7. A partir das 8h, os servidores da administração estadual irão participar de mais três palestras, são elas: “Decreto de delegação de competência”, “Sinconv – Legislação”, e “Sinconv – Prestação de contas”.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seminário leva Modernidade Administrativa aos servidores do Estado – Foto: Ascom/CGE