Saúde realiza primeira reunião do Comitê Intersetorial da Dengue
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou na última sexta-feira, 18, a primeira reunião do Comitê Intersetorial da Dengue, que foi instituído pelo governador Marcelo Déda através do decreto 27.666/2011. A iniciativa tem por objetivo somar esforços com as outras secretarias de Estado no combate à dengue.
Durante a primeira reunião, foi apresentada para os representantes das outras secretarias estaduais a situação da dengue em Sergipe e os trabalhos que já são realizados pela SES para conter a epidemia. Também foi mostrado aos participantes do Comitê o site ‘Sergipe Contra Dengue’, no qual os integrantes das ações de combate e controle da dengue poderão ter acesso aos boletins epidemiológicos, informações detalhadas sobre o plano de contingência, a situação da doença em cada um dos municípios, materiais educativos, o histórico de ocorrência da doença em anos anteriores, dentre outros.
Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Giselda Melo, a Sala de Situação criada proporciona o acompanhamento da situação e possibilita traçar planos para o combate e controle da dengue. “Toda a população tem conhecimento de como se combate a dengue, mas ninguém age. A gente quer iniciar as ações com os próprios servidores do Estado, que podem ser multiplicadores”, disse a diretora.
Para o secretário de Estado da Saúde e coordenador do Comitê Intersetorial da Dengue, Antônio Carlos Guimarães, as medidas tomadas são para evitar que se desenvolva uma epidemia, uma vez que Sergipe pertence a uma zona de risco traçada pelo Ministério da Saúde (MS). “Há um número exagerado de municípios com altos índices de criadouros, e, de forma integrada, SES e demais secretarias, vamos desenvolver ações para diminuí-los”, enfatizou Guimarães.
Já a assessora técnica da secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Eleonora Ribeiro, afirmou que antes da implantação do comitê, a secretaria em que ela trabalha já realizava um trabalho de auxílio na luta contra o mosquito transmissor da dengue. “A gente já começou a distribuir o material informativo da dengue junto com as cestas básicas que enviamos para os municípios do interior. Agora, com o comitê, vamos trabalhar mais próximos um dos outros”, informou a técnica da Seides.
Comitê interno da SES
Após a reunião com o Comitê Intersetorial da Dengue, foi a vez de reunir os gestores de diversas áreas da SES para incrementarem o Plano de Contingência da Dengue. O Plano envolve quatro principais eixos: capacidade operacional, vigilância epidemiológica, assistência ao paciente e comunicação e mobilização. Para que esses quatro amplos eixos funcionem efetivamente é necessário que as áreas técnicas trabalhem em conjunto.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde realiza primeira reunião do Comitê Intersetorial da Dengue – O secretário de Estado da Saúde e coordenador do Comitê Intersetorial da Dengue
- Antônio Carlos Guimarães