Grupo da zona rural de Gararu apresenta ‘Romeu e Julieta’ no Festival de Teatro
As apresentações do I Festival de Teatro Sergipano já fazem parte da rotina do aracajuano, que a cada dia comparece maciçamente às praças e teatros para conferir a arte que é produzida em Sergipe. Na tarde de sexta-feira, 18, não foi diferente. A arena de apresentações da praça Fausto Cardoso estava tomada por inúmeros espectadores que acompanhavam atentamente uma das histórias de amor mais contadas do mundo, Romeu e Julieta.
Encenado pelo grupo teatral Oiteiros, remanescente do sertão sergipano, a história foi adaptada para cordel pela atriz e dramaturga sergipana Virgínia Lúcia e é contada de forma lúdica, encaixando elementos e características marcantes da cultura popular, através de cores quentes e versos ritmados. Porém, construir um espetáculo tão emocionante não foi tarefa fácil para este grupo.
Natural da cidade de Gararu, localizada há 161 quilômetros de Aracaju, a trupe é formada por jovens da zona rural e que, movidos pelo desejo de mostrar arte e cultura para a população, buscaram junto à população de sua cidade, financiamento e apoio para a realização deste sonho.
O pontapé inicial foi a oficina de formação de atores, que nos ascendeu para esta arte. “Hoje, mesmo sendo um grupo de iniciantes, nós estamos nos dedicando muito a companhia, e está sendo de muita valia iniciar nossa carreira com uma apresentação no Festival de Teatro, isso mostra que estamos sendo reconhecidos e que o trabalho está sendo bem feito, o que nos deixa extremamente feliz”, assegurou Carlos Augusto, ator do grupo que interpreta o pai de Julieta na trama.
Sempre surpreendendo
O Festival de Teatro Sergipano está nas ruas e os grupos que se apresentam surpreendem o público a cada espetáculo. No caso do grupo Oiteiros, o sentimento existente entre os que viam a apresentação era de surpresa, mas também de admiração.
A recepcionista Márcia Gomes, por exemplo, afirma que já havia visto a apresentação do grupo, durante o Encontro Cultural de Laranjeiras e que ao passar pela praça e se dar conta que era o mesmo espetáculo não hesitou em conferir a apresentação novamente. “O grupo é realmente muito bom e a história mesmo sendo contada de forma mais regional, tem o encantamento que a história de Romeu e Julieta possui. Estão todos de parabéns”, disse a moça.
O cabeleireiro Paulo Alcântara concorda com Márcia, e ressalta que o fato de o grupo ser do interior engrandece ainda mais o mérito deles. “O espetáculo foi maravilhoso, o Governo está de parabéns pela realização do festival, afinal, o interior tem que mostrar que tem talento e que tem atores capazes de mostrar sua arte para o mundo”, completou Paulo.
A telefonista Noemia Freitas por sua vez, afirma que tem pouco costume de ir ao teatro, e que não imaginava que Sergipe possuía tantos grupos tão capazes. “O grupo por ser do interior está mostrando muito bem sua força e competência. Agora só resta o público valorizar cada vez mais e freqüentar os teatros para prestigiar nossa arte, eu com certeza estarei fazendo isso”, finalizou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Grupo da zona rural de Gararu apresenta ‘Romeu e Julieta’ no Festival de Teatro – Fotos: Ascom/Secult