[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Abrangendo palcos e ruas, o Festival de Teatro Sergipano, além de abrigar peças e discussões sobre as artes cênicas, também transportará o público para lugares consagrados na história teatral do Estado. O evento, que começa nesta terça-feira, 15 de março, promete atrair um público expressivo aos espetáculos que acontecerão em diferentes pontos de Aracaju, como os teatros Tobias Barreto e Lourival Batista, a praça Fausto Cardoso, o Mirante da 13 de Julho e a  Rua da Cultura.

A secretária de Cultura de Sergipe, Eloísa Galdino, explica que a diversidade dos locais de realização promete ser uma marca do evento. “O Festival de Teatro Sergipano vai oferecer à sociedade várias opções de palco. Será possível prestigiar as artes cênicas nos teatros e ao ar livre. Nosso objetivo é contemplar diferentes pontos da capital e levar arte a um maior número de pessoas”, afirma.

Teatro Tobias Barreto

Localizado na avenida Tancredo Neves, o Teatro Tobias Barreto, inaugurado no dia 17 de março de 2002, servindo de cenário para apresentações lotadas, de ópera a stand ups. No mesmo palco, passaram nomes como Milton Nascimento, Marisa Monte, Joésia Ramos, que se misturam às grandes referências clássicas como Nelson Freire, Pavel Gomziakov, Emanuelle Baldini, Gilberto Tinetti.

Na avaliação da diretora administrativa do Teatro Tobias Barreto, Valéria Abreu, enfatiza o poder do Festival de Teatro Sergipano na divulgação dos artistas do Estado. “Será um momento especial para a história da arte e da cultura em Sergipe. Este Festival visa fomentar de forma ampla o movimento teatral expandindo possibilidades para que a nossa sociedade tenha conhecimento dos nossos valores culturais”, avaliou.

Teatro Lourival Batista

O Complexo Cultural Lourival Batista (CCLB) é outro local que abriga boa parte da programação do Festival de Teatro Sergipano. Dos infantis aos dramas, o palco do Lourival será tomado pelos mais diversos gêneros teatrais.

De acordo com o diretor e um dos organizadores do Festival, Raimundo Venâncio, o local se transformou num espaço dinâmico, servindo para apresentações e ensaios. “Nosso espaço é pequeno, mas vai abrigar as apresentações de forma exemplar. O [Teatro] Lourival Batista possui 152 lugares, é mais intimista, e ainda assim já foi casa para vários espetáculos de fora de Sergipe, por isso nos sentimos preparados para os espetáculos do Festival”, enfatiza.

Praça Fausto Cardoso e Mirante da 13 de Julho

O Festival de Teatro Sergipano proporcionará, ainda, um contato maior entre artistas e público. Palco, camarins, artistas e espectadores num mesmo espaço, sem divisórias, proporcionando um relacionamento mais profundo entre quem faz e quem aprecia as artes cênicas. A praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, recebe boa parte dos espetáculos de rua, que acontecem, também, no Mirante da 13 de Julho. 

Rua da Cultura

O projeto Rua da Cultura também está envolvido no Festival. Segundo o diretor da Casa Rua da Cultura e da Companhia de teatro Stultífera Navis, Lindemberg Monteiro, a realização do Festival, tanto na Casa quanto na Rua da Cultura, abre precedentes para se analisar a questão do laboratório artístico no Estado.

“Observo que esse contato com o público vai proporcionar a discussão de questões como as temporadas em cartaz, por exemplo. Atualmente, em Sergipe, apenas a Casa Rua da Cultura abriga, em seu recinto, uma peça própria em cartaz durante até quatro meses. É preciso que mais locais façam o mesmo e abram seus espaços para longos períodos de espetáculos”, avalia.

Centro de Criatividade

O Centro de Criatividade abrigará as residências e debates, onde o público poderá conferir palestras abordando a vida de renomados dramaturgos. “O Teatro do Centro de Criatividade está reservado para atender a demanda do Festival. No caso das residências, serão 20 inscritos mais o palestrante do dia. Na pauta, discussões sobre a teoria de autores como Bertolt Brecht, Augusto Boal, William Shakespeare e Samuel Beckett”, revela.

Acesso

Cada espectador terá direito a dois ingressos, sendo que os mesmos serão liberados no dia da peça. Este processo será válido para as peças dos teatros Lourival Batista e Tobias Barreto, e da Casa Rua da Cultura. Para os espetáculos apresentados na praça Fausto Cardoso e Mirante da 13 de Julho, não há necessidade de ingressos.

Durante o festival, as bilheterias dos dois teatros estarão abertas para que o público possa pegar as entradas. A bilheteria do Tobias Barreto funcionará do meio-dia até a hora do espetáculo; a do Lourival Batista abre às 14h e também recebe o público até o início da peça. O número de ingressos disponível respeita a capacidade de público das duas unidades.

Cultura e solidariedade

Durante a coletiva, foi anunciada uma parceria com a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), na arrecadação de donativos durante os dias de apresentações nos teatros Tobias Barreto e Lourival Batista. A coordenação do Festival e a equipe da Seides estimularão os espectadores a doarem alimentos, materiais de limpeza e/ou garrafas de água nestes locais, mas o acesso às peças não está condicionado à ação de solidariedade.
Realização

O Festival de Teatro Sergipano é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secult, e tem o Banese Card como grande patrocinador; a empresa de telefonia Oi é patrocinadora; Detran/SE, GBarbosa, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Fundação Aperipê e Funarte são apoiadores culturais do evento.

Para ver a programação do Festival de Teatro Sergipano, clique aqui. Para mais informações sobre o evento, acesse o perfil @TeatroSE no twitter.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.