CONVITE À IMPRENSA – Abertura do Festival de Teatro Sergipano
A abertura do Festival de Teatro Sergipano acontecerá nesta terça-feira, 15, às 20h, no Teatro Tobias Barreto. A cerimônia contará com a presença da secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, do presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese, patrocinador master do evento), Saumíneo Nascimento, e personalidades da cultura sergipana. Após a solenidade, haverá apresentação do espetáculo ‘O Casamento Suspeitoso’, do grupo Oxente.
O Festival de Teatro Sergipano acontece até o dia 28 de março, em diversos pontos de Aracaju. O projeto é uma antiga demanda da classe artística do Estado e que agora vira realidade sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Centenas de atores e produtores culturais estarão diretamente envolvidos no evento patrocinado pelo Banese e Oi, além do apoio cultural do GBarbosa, Detran/SE, Banco do Nordeste, Fundação Aperipê e Funarte.
Arte em toda a parte
Serão 14 dias de arte em toda a parte. O público terá acesso gratuito a espetáculos teatrais na praça Fausto Cardoso, Mirante da 13 de Julho e Rua da Cultura, além do Teatro Tobias Barreto e Teatro Lourival Batista. A maratona cultural será um verdadeiro presente do Governo de Sergipe, através da Secult, a Aracaju, no mês em que toda a população sergipana celebra os 156 anos da capital do Estado.
A programação contempla espetáculos dos mais variados gêneros: da comédia ao romance, do drama ao infanto-juvenil. Pelos palcos do Festival passarão 25 grupos e companhias teatrais, sendo 21 sergipanos e quatro de outros Estados (Alagoas, Paraíba, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul). Destaque para a participação da classe cênica do interior, que será representada por sete grupos de diferentes regiões de Sergipe.
Qualificação
Além do fomento à produção das artes cênicas de Sergipe e formação de público para as companhias teatrais locais, o Festival de Teatro Sergipano, seguindo a atual política cultural do Governo, foca na qualificação dos agentes culturais. Para isso, uma vasta programação acadêmica foi desenvolvida para promover uma troca de experiências entre os atores e produtores teatrais de Sergipe e de outras regiões do país.
Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, capacitar os fazedores de cultura é uma das prioridades da Secult. “Desde o início da nossa gestão buscamos formar os artistas para que eles pudessem fazer da arte o seu verdadeiro meio de vida, e é exatamente isso que estamos buscando com a programação acadêmica do festival: capacitar e aprimorar a qualidade dos nossos agentes culturais”, explica a secretária.
Acesso aos espetáculos
Os ingressos para os espetáculos só serão liberados ao público no dia da apresentação. O espectador poderá se dirigir à bilheteria do teatro onde será encenada a peça que deseja assistir, e adquirir, gratuitamente, duas entradas. Os tickets apenas serão exigidos nos espetáculos em cartaz no Teatro Tobias Barreto e Teatro Lourival Batista. Para as encenações ao ar livre, não há essa obrigatoriedade.
Cultura e solidariedade
Durante as duas semanas do evento, haverá dois postos de doação do programa ‘Sergipe Solidário’, um no Teatro Tobias Barreto, outro no Lourival Batista. O acesso aos espetáculos não está condicionado à doação, é apenas uma parceria entre a Secult e a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) para arrecadar um maior número de alimentos, garrafas de água e materiais de limpeza para as pessoas afetadas pela seca no sertão sergipano.
Serviço
O quê: Solenidade de abertura do Festival de Teatro Sergipano
Quando: Nesta terça-feira, 15, às 20h
Onde: Teatro Tobias Barreto / Avenida Tancredo Neves, nº 1997, bairro Inácio Barbosa.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- CONVITE À IMPRENSA Abertura do Festival de Teatro Sergipano –