Gerência de DST/Aids orienta população sobre cuidados com a saúde no pós-carnaval
A segunda fase da campanha do Carnaval consiste em orientar as pessoas que, por algum motivo, passaram por alguma situação de risco – ou seja, tiveram relação sexual sem camisinha. A orientação para esse período do pós-carnaval é da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência do Programa Estadual de DST/Aids.
“Apesar das diversas campanhas nos municípios que realizaram a festa carnavalesca, nem todas as pessoas utilizaram o preservativo em suas relações sexuais no período do Carnaval. O uso das bebidas alcoólicas favorece ao não uso do preservativo. Fatores relacionados às questões de gênero também aumentam a vulnerabilidade ao HIV, DST e Hepatites Virais. É o que ocorre com as mulheres jovens. Elas estão no início da vida sexual em uma sociedade onde existe machismo, possuindo pouco poder de negociação para portar e usar o preservativo”, explica o gerente do Programa Estadual, o médico Almir Santana.
O gerente do Programa Estadual de DST/Aids acrescenta ainda que nas relações sexuais que envolvem parceiros fixos, a confiança na fidelidade diminui a possibilidade de usar o preservativo. No contexto de uma festa carnavalesca, fatores emocionais associados ao forte erotismo dificultam o uso do preservativo.
Diagnóstico de HIV
Em relação ao diagnóstico do HIV, as pessoas que tiverem relação sexual desprotegida neste carnaval devem realizar o teste da Aids trinta dias após a situação de risco. O motivo é que o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste.
Saber se tem o HIV precocemente permite começar o tratamento no momento certo e ter uma melhor qualidade de vida. Além disso, mães soropositivas podem aumentar as chances de terem filhos sem o HIV se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.
Com relação às outras Doenças Sexualmente Transmissíveis, as pessoas devem ficar atentas para o surgimento de alguns sinais e sintomas no período médio de uma semana após a relação sexual sem camisinha: ardor ao urinar, feridas genitais, corrimento, pus na urina, dor na relação sexual, dentre outros.
“As pessoas que apresentarem esses sintomas, devem procurar uma unidade de saúde para orientações e tratamento, devendo evitar relação sexual enquanto não estiver curada. É importante lembrar que nem toda DST se manifesta com sinais e sintomas. Com relação às hepatites virais com possibilidade de transmissão sexual, devem procurar um serviço de saúde para realização dos exames no período de 30 a 60 dias após a relação sexual desprotegida”, conclui Almir Santana.
Locais onde as pessoas poderão realizar o teste anti-HIV:
– CTA – ARACAJU CEMAR
Rua Bahia, s/n – B. Siqueira Campos – Fone: 3234-0928
– CTA – N.S.do SOCORRO
Rua A3 nº 42 Marcos Freire I (próximo ao CAPS Marta Barreto) – Fone: 3256-7196
– CTA – ITABAIANA
Rua Pedro Diniz Gonçalves s/n – CENTRO DE ESPECIALIDADE ODONTOLÓGICA
– CTA – LAGARTO – Centro de Especialidade Monsenhor Daltro
Av Francisco Garcez, 63 Centro
– CTA – ESTÂNCIA
Av. Gumercindo Bessa, nº 274 – Centro – Fone 3522-6978
– CTA – PROPRIÁ
Praça Rodrigues Dória, 69 – Posto de Saúde Sílvio Tavares
– BOQUIM
Clínica de Saúde da Família Dr. Gilberto Carvalho Filho
Av. Manoel Santos S/N – Centro – Boquim – Fone: 3645-3275
UPA 24h- Dr. Bernardino Mitidiere. – Av. Antônio Francisco Viana de Assis, 280
Fone:3645-3288
– CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO – Av. Otávio Fernandes de Souza, s/n
– CARMÓPOLIS – Posto de Saúde Dr. Hernan Segundo Saenz Gallegos
Rua Ariosvaldo de Souza, 90 – Fone: 3277-1195
– DIVINA PASTORA – Posto de Saúde – Rua Fausto S/N
– LARANJEIRAS – Unidade Básica de Saúde José Sizino da Rocha – CAIC – Fone: 79-32811432
– NOSSA SENHORA DA GLÓRIA – Clínica Saúde da Família – Praça do Mercado S/N
– NOSSA SENHORA DAS DORES
Unidade de Saúde Milton Calumbi – Rua: Marechal Candido Rondon, s/n – centro – Fone: 3265-1402
– PACATUBA
Clínica de Saúde da Família Maria do Céu Inácio da Silva – Conj. Albano Franco, S/N
Fone: 3343-1208
– PEDRINHAS – Unidade Mista Maria do Carmo Nascimento Alves – Av. Jacira S/N
– TOBIAS BARRETO – Centro de Saúde II (SESP) – Av. José David dos Santos
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Gerência de DST/Aids orienta população sobre cuidados com a saúde no póscarnaval – Foto: Fabiana Costa