Estado e MDS capacitam gestores do Sistema Único de Assistência Social
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realizam entre os dias 14 e 16 de março o Encontro Estadual sobre a Gestão do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) no Âmbito da Proteção Social Básica.
Gestores, técnicos e conselheiros municipais receberão o embasamento teórico e prático necessário para desenvolver trabalhos com famílias, crianças, jovens e idosos atendidos pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Projovem Adolescente e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O texto da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais também será trabalhado na capacitação.
O evento será realizado no Hotel D’Burguês, localizado à rua Urbano Neto, 121, bairro Coroa do Meio, para qualificar gestores, técnicos e conselheiros municipais da Assistência Social. O encontro faz parte de um processo de capacitação continuada, que contempla a participação e a valorização dos profissionais que atuam na execução da Política de Assistência Social. Cerca de 290 profissionais serão capacitados.
O curso atende às demandas dos municípios sergipanos, além de possibilitar que a Seides exerça a sua responsabilidade prestando apoio técnico e assessoria, visando à efetivação da Política de Assistência, respeitando os princípios e diretrizes estabelecidos na Política Nacional de Assistência Social.
Serviços
PAIF – O sistema tem como público famílias em situação de vulnerabilidade social. São prioritários no atendimento os beneficiários inseridos em programas de transferência de renda, pessoas com deficiência, além de pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade.
Projovem Adolescente – O público alvo é constituído, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em Sergipe, 12.447 jovens são atendidos em 72 municípios.
Proteção Social – A Proteção Social Básica previne situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de um conjunto de ações, cuidados, atenções, benefícios e auxílios ofertados pelo Suas.
Programação
Dia 14 de março, segunda-feira
14h – Credenciamento
Dia 15 de março, terça-feira
8h – Abertura oficial
• Secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social- Eliane Aquino
• Representantes do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome- Selaide Camargo e Paulo Aquino
• Presidente do Conselho Estadual da Assistência Social- Aída Santana
• Presidente do Coegemas- Adelvan Macedo
8h30 – Apresentação Cultural
9h – 1ª Palestra: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família- PAIF
10h – 2ª Palestra: Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
11h30 – Debate
12h – lntervalo para o almoço
14h- Apresentação Cultural
14h30 – 3ª Palestra: Projovem Adolescente
16h – Debate
18h – Encerramento
Dia 16 de março, quarta-feira
08h – Oficinas Temáticas e Apresentação de Experiências Exitosas
Oficina 1: Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF
– Apresentação de 2 Experiências Exitosas sobre o PAIF – 2 municípios
Oficina 2: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças até 6 anos
– Apresentação de 2 Experiências Exitosas sobre o SCFV para crianças até 06 anos – 2 municípios
Oficina 3: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos
– Apresentação de 02 Experiências Exitosas do SCFV para jovens de 06 a 15 anos – 2 municípios
Oficina 4: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para adolescentes de 15 a 17 anos – Projovem Adolescente
– Apresentação de 2 Experiências Exitosas do SCFV para adolescentes de 15 a 17 anos – 2 municípios
Oficina 5: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos
– Apresentação de 2 Experiências Exitosas do SCFV para Idosos – 2 municípios
12h – Intervalo para o almoço
14h – Apresentação do Resultado da Reunião dos Coordenadores dos CRAS
15h – Apresentação do Resultado das Oficinas Temáticas
17h – Lanche e Encerramento
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado e MDS capacitam gestores do Sistema Único de Assistência Social – Imagem: Divulgação