Saúde propõe parceria com secretarias estaduais para distribuir preservativos aos servidores
A Gerência do Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES) se reuniu na tarde de ontem com assessores de comunicação de 11 secretarias e órgãos do Governo do Estado, com o intuito de somar esforços para a distribuição de 21.600 preservativos para os servidores estaduais durante o período que antecede o Carnaval.
A oportunidade aconteceu durante a reunião do Grupo de Rádio da secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom), quando o médico Almir Santana, gerente do programa Estadual de DST/Aids, mencionou a intenção de fazer um ponto permanente em cada órgão e secretaria do Governo do Estado para distribuição de camisinhas.
“Gostaria de contar com todos vocês nessa tarefa de prevenção. Peço que pensem em um local nas unidades para deixarmos as camisinhas. Abasteceremos constantemente esses locais para que elas fiquem sempre à disposição das pessoas”, solicitou Almir Santana aos assessores. Segundo o médico, a ideia de disponibilizar preservativos nos órgãos e secretarias do Governo do Estado partiu dos próprios servidores. “Quando visito algumas unidades os servidores me pedem preservativos, por isso, estou aqui expondo essa ideia para vocês”, contou o gerente.
Para o assessor de comunicação de secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Lucas Rosário, esse trabalho de prevenção nas unidades gerenciadas pelo órgão é de extrema importância. “Vou colocar as camisinhas na entrada da sede da SSP, superintendência da polícia civil, quartéis da polícia militar e do corpo de bombeiro. A maioria do nosso público interno é formada por homens e é importante que eles tenham fácil acesso ao preservativo”, disse Lucas.
Já o assessor do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran), Nivaldo Cândido, analisou a iniciativa como uma forma segura do servidor passar o carnaval. “A prevenção desta vez começará dentro de casa, para os servidores. Eles vão poder brincar o carnaval sem risco de adquirir qualquer tipo de DST”, enfatizou Cândido.
A iniciativa da SES vai acrescentar o programa de prevenção à saúde do servidor, o Qualivida, da Secretaria de Estado da Educação (Seed) para os 20 mil servidores. “Mais uma vez vamos somar forças com a SES para distribuir os preservativos na sede da Seed. Vamos colocar um ponto permanente de distribuição no local onde funciona o Qualivida para que todos tenham o material sempre à mão”, afirmou o assessor de comunicação da Seed, Givaldo Ricardo de Freitas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde propõe parceria com secretarias estaduais para distribuir preservativos aos servidores – Fotos: Wellington Barreto/SES