[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) aproveitou o período que antecede a Pesquisa de Clima Organizacional (PCO), da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e reuniu os servidores para incentivar a contribuição de todos com a PCO. Na oportunidade, aconteceu ainda a apresentação do Diagnóstico de Área da Vigilância Sanitária, que foi entregue ao secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães. O encontro foi realizado pelo diretor da Divisa, Antônio de Pádua Pombo, na manhã de quinta-feira, 17, no auditório da instituição.

“Esta pesquisa de clima organizacional que está sendo realizada pela SES é extremamente oportuna para avaliar a atual gestão e os setores da Saúde. Os servidores poderão dar suas opiniões e isso é muito válido, desde que todos eles façam isso de forma imparcial e colocando-se como co-responsáveis das ações, analisando se eles mesmos estão trazendo contribuições para os problemas encontrados na Saúde. Acredito que encarar a pesquisa com isenção e com compartilhamento de responsabilidades é de extrema importância”, alertou Pádua, acrescentando que a pesquisa é um instrumento fantástico de avaliação dos serviços de saúde.

O diagnóstico da área, que foi um documento resultante de uma ação organizada pelo secretário adjunto de Estado da Saúde, Jorge Viana, para o qual todas as diretorias da SES precisaram descrever suas competências, dados, quadro de funcionários, orçamentos, projetos de execuções, parcerias, condições de trabalho, recursos financeiros, dentre outros, para entregar ao secretário de Saúde, foi apresentado a todos os trabalhadores que fazem a Vigilância Sanitária como forma de colocar os funcionários cientes do cenário da instituição.

De acordo com Pádua, no sentido de continuar promovendo essa integração entre os funcionários, acontecerão palestras sobre as demais áreas da Saúde e que trabalham conjuntamente com a Visa. “Em breve serão realizadas apresentações sobre a Farmácia Popular e o Centro de Informação e Investigação Toxicológica (Ciatox), que pertence ao organograma da Divisa, mas fica localizado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse)”, informou.

Estrutura

A Diretoria de Vigilância Sanitária da SES é composta por cerca de 90 funcionários, dentre eles, gerentes, fiscais, recepcionistas, motoristas e serviço de zeladoria. A Divisa é integrada pelas Assessorias de Gestão Estratégica, de Recursos Humanos e Logística, Jurídica, pelo Núcleo de Informação e Comunicação de Tecnologias, o Ciatrox, a Coordenação de Controle de Infecção relacionadas à Saúde e as Gerências de Serviços e Saúde, de Medicamentos e Cosméticos, de Alimentos, da Saúde do Trabalhador e Ambiental.

A Divisa tem por atribuições e responsabilidades promover a descentralização dos serviços e ações de vigilância sanitária, ambiental e saúde do trabalhador na Rede Interfederativa de Saúde (RIS), observando-se os princípios e diretrizes do SUS e da Reforma Sanitária. Além disso, coordena, e em caráter complementar, executa ações e serviços de vigilância sanitária e participa da formulação da política e da execução de ações também das vigilâncias sanitária, ambiental e da saúde do trabalhador.

Segundo Antônio de Pádua Pombo, em 2011 é preciso fortalecer os mecanismos de descentralização com os instrumentos do Contrato de Ação Pública (CAP) nos municípios, utilizar as instâncias do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE), do Conselho Estadual de Saúde (CES) e dos conselhos regionais. Existe ainda a necessidade de ampliar as parcerias com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), os ministérios públicos, as promotorias municipais, as secretarias de Estado, a exemplo da Cultura (Secult), e Justiça (Sejuc), e ainda integrar as ações das áreas da SES.

“Nós já iniciamos algumas dessas ações, e exemplo disso é que estamos fazendo uma ação em parceria com a Atenção Psicossocial nas comunidades terapêuticas, e uma inspeção, em parceria com a Diretoria de Atenção Básica da SES, nos presídios sergipanos. Além do mais, já realizamos sete oficinas para construção da programação dos próximos anos com os municípios”, finalizou o diretor.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.