[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O arroz nosso de cada dia, produzido em Sergipe, no Baixo São Francisco, pretende conseguir uma destinação maior ao mercado, essa é a meta do Governo do Estado.

Em razão de demandas endereçadas ao Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), José Macedo Sobral promoveu na quinta-feira, 17, uma reunião com os agricultores, lideranças políticas regionais, e representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), visando encontrar caminhos que apontem instrumentos para a comercialização da produção.

Participaram do encontro os deputados Jeferson Andrade e Conceição Vieira, os diretores da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdegro), Jeferson Feitoza e Jodemir Pires; o prefeito de Ilha das Flores José Ronaldo Gomes Calixto, além de vereadores do município; os representantes da Conab: Emanuel Carneiro de Lima Silva e Manoel Menezes de Jesus; o Assessor Técnico da Seagri, João Ferreira Amaral; Antonio Roberto Lisboa, da Cooperativa de Ilha das Flores; Bento Cláudio, da Codevasf; os empresários da Mondo Sementes Ltda: Maurício Mondo e Dermevl Mondo.

Os produtores e lideranças da região destacaram as grandes dificuldades para a produção e comercialização do arroz, apontando a falta de estrutura para o beneficiamento, em razão de problemas ocorridos na Usina de Beneficiamento, ali existente, no momento funcionando por comodato à Prefeitura de Neópolis. Segundo o Prefeito José Ronaldo Calixto, de Ilha das Flores, a situação se arrasta sem uma solução, envolvendo a falta de pagamento aos rizicultores que utilizaram-se daquela unidade beneficiadora, acrescendo-se por conseguinte a crise que atravessam, razão porque estavam buscando a intermediação da Seagri.

O Secretário José Sobral reafirmou a disposição sempre, do Governo do Estado em encontrar alternativas que se transformem em soluções definitivas. Ele disse que a presença da Conab na reunião, representava de imediato o início concreto e decisivo de ações para propiciar o acesso dos produtores à comercialização da produção. “Quando a Conab coloca preço mínimo ou de referência em algum produto, modifica o panorama e equilibra o preço, pois produz o efeito da garantia de que existe comprador, o que afasta o atravessador que especula e que avilta os valores, promovendo alento ao agricultor que sabe poder segurar sua produção e somente comercializá-la por preços compensatórios.

José Sobral enfatizou que essa intervenção da Conab e ações que o Governo do Estado venha a adotar na região, promoverá mudanças radicais no Baixo São Francisco, propondo então a aquisição via Conab de trinta mil toneladas de arroz. “Essa medida vai estimular o produtor e garantir daqui para frente um comércio que se efetivará naturalmente. Pois o arroz sendo um apelo social, terá sua posição respeitada no mercado, pois a propagação de que existe um preço que cobre os custos de produção, motivará mudanças na concepção empresarial, pela certeza de que, se não se adequar a essa realidade, ficará sem o arroz sergipano. Esse caminho se insere na política do Governo Déda para a agricultura focada em mercado. Para tanto os agricultores passam a ter certeza do total apoio do Governo através da Seagri, incluindo estudos para a disponibilização da mecanização agrícola, pois estamos cientes de que será quebrado o ciclo de dependência ainda existente na região. E essa nova realidade passará também pela conscientização do produtor que precisa urgentemente se organizar”, relatou o secretário.

Outros encontros serão agendados, para se ter um panorama real sobre a Usina de Beneficiamento da região, para que se dê uma destinação consentânea com a necessidade do seu funcionamento para respaldar a cadeia produtiva e, consequentemente, exercer a sua função no processo de produção e comercialização do arroz advindo de pequenos produtores do Baixo São Francisco. Da mesma forma serão disponibilizadas informações sobre as políticas públicas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.