[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com um caráter educativo e tendo como o principal objetivo dirimir as dúvidas mais comuns sobre as doenças sexualmente transmissíveis e a Aids, foi que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou na manhã desta quinta-feira, 17, o lançamento do vídeo ‘Mitos e Verdades sobre DST/Aids’. Desenvolvido pela Gerência do Programa Estadual DST/Aids e a Diretoria de Comunicação Social da SES, o filme foi apresentado oficialmente para a imprensa, potencial parceira na divulgação desta ação.

O projeto nasceu da experiência cotidiana e de pesquisas feitas pelo médico sanitarista Almir Santana e sua equipe, que perceberam os mitos que ainda cercam a população quando os assuntos são DST e Aids. O vídeo será distribuído em escolas públicas e particulares do Estado e estará disponível para as empresas privadas que solicitarem o material à Diretoria de Comunicação da SES. Além disso, será usado por Almir Santana nas palestras que realiza mensalmente sobre a temática. Além do vídeo, a SES lançou no mês de janeiro a agenda 2011, que aborda com ilustrações sobre as doenças sexualmente transmissíveis e a Aids. Juntos, os dois produtos formaram o Kit ‘Mitos e Verdades sobre DST/Aids’.

Satisfeito por mais uma conquista, o médico e gerente do Programa Estadual DST/Aids, Almir Santana, ressalta a importância em esclarecer alguns mitos de forma clara e educativa. “O vídeo servirá como uma ferramenta a mais para que se trabalhe a respeito da prevenção. Sendo assim, disponibilizaremos o material para os profissionais de saúde, professores e a sociedade de um modo geral, pois um dos grandes obstáculos na luta contra a aids, apesar dos 30 anos de sua epidemia, é ainda a existência de mitos, que são absorvidos por uma boa parte da população como uma verdade absoluta. Com uma linguagem simples, este vídeo contribuirá para combater alguns ditos populares principalmente sobre a Aids”, explicou o médico que desenvolve em Sergipe um admirado e pioneiro trabalho atrelado às DST e a aids.

Jorge Viana, o secretário adjunto de Estado da Saúde, destacou que o material ficará acessível de um modo especial para um público mais humilde. “Informar de uma maneira clara e sem preconceitos sobre o que é a aids e como se prevenir para mais necessitados é o nosso maior foco, já que os casos de soro-positivos estão aumentando. O governo federal, junto com os estados e municípios, incentiva a trabalhar o tema de uma maneira mais objetiva, atingindo todos os públicos para divulgar as formas de prevenção, e este vídeo se insere neste contexto”, disse o adjunto.

Para a técnica responsável do Centro de Testagem e Aconselhamento de Sergipe (CTA), vinculado à gerência do Programa Estadual DST/Aids, Joana D’Arc, o vídeo possui um valor considerável atrelado ao trabalho realizado no centro com os pacientes. “A idéia é muito significativa, já que iremos apresentar o material no CTA para os usuários que nos visitam, tirando todas as suas dúvidas e evitando também o pânico antes de realizar os exames, principalmente para a população do interior do Estado”, concluiu.

Vários veículos de comunicação do Estado, dentre portais, rádios, emissoras de TVs e jornais, prestigiaram o evento de lançamento do vídeo, que estará também disponível no Portal da Saúde, do Governo do Estado de Sergipe e no YouTube.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.