Quase 5 mil trabalhadores da laranja receberão certificados do ‘Mão Amiga’
Cerca de cinco mil catadores de laranja beneficiados pelo programa de transferência de renda e estímulo à cidadania ‘Mão Amiga’ vão receber na próxima semana seus certificados de conclusão do curso de capacitação profissional e cidadã realizado no início deste ano.
Na próxima segunda-feira, 14, a entrega acontecerá em Tomar do Gerú, às 9h, no Clube Social, localizado à rua Eugênio dos Reis. No mesmo dia, às 15h, será vez dos produtores de Itabaianinha. O evento será no ACRI Clube, localizado à rua Marechal Deodoro da Fonseca.
O curso, realizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social (Setrapis), consiste em fornecer aos produtores aulas de alfabetização alternativa, capacitação nas áreas de saúde, meio ambiente, cidadania e segurança alimentar.
O Mão Amiga é coordenado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), que investiu cerca de R$ 1,2 milhão na capacitação com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).
A capacitação é a contrapartida exigida ao beneficiário para integrar o Programa e foi ofertada nesta etapa aos catadores de laranja das cidades de Pedrinhas, Salgado, Indiaroba, Umbaúba, Boquim, Lagarto, Itabaianinha, Itaporanga, Estância, Santa Luzia do Itanhy, Arauá, Tomar do Geru, Cristinápolis e Riachão do Dantas.
As oficinas foram ministradas para aproximadamente 200 turmas, três vezes por semana, e aconteceram em oito módulos: higiene pessoal, formação de pragueiros, fruticultura, horticultura, farmácia viva, agroecologia, comercialização e marketing agrícola, além de cooperativismo, associativismo e empreendedorismo.
Mão Amiga
O ‘Mão Amiga’ beneficia o trabalhador rural da laranja e da cana-de-açúcar com R$ 190 mensais durante os quatro meses da entressafra. Para receber o benefício, o trabalhador rural deve atender a três critérios básicos: estar inscrito no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, e pertencer a famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, além de residir no município contemplado pelo Programa.
Implantado pelo Governo de Sergipe, através da Lei 6.697 de 1º de outubro de 2009, o programa minimiza os efeitos da entressafra sobre os trabalhadores rurais e promove a participação deles em cursos de qualificação profissional, alfabetização e cuidados com a saúde pessoal e coletiva, melhorando efetivamente a sua qualidade de vida.
Cronograma de entrega dos certificados
Dia 14 – Tomar do Geru e Itabaianinha
Dia 15 – Riachão do Dantas e Umbaúba
Dia 16 – Lagarto e Salgado
Dia 17 – Arauá e Estância
Dia 18 – Indiaroba e Santa Luzia
Dia 21 – Pedrinhas e Boquim
Dia 22 – Itaporanga e Cristinápolis
- Quase 5 mil trabalhadores da laranja receberão certificados do ‘Mão Amiga’ –