[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Como continuação da extensa agenda de visitas às entidades de classe da sociedade sergipana que possuem interface com a área da saúde, é que o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, e o secretário adjunto, Jorge Viana, participaram de mais uma reunião na tarde desta quinta-feira, 10. Dessa vez, o encontro foi com membros do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SE), que aproveitou para discutir a atual situação da categoria e sugerir propostas e melhorias ao novo gestor.

Na oportunidade, foram debatidos alguns problemas vivenciados pelos enfermeiros no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), a exemplo de sobrecarga de trabalho – que tem como conseqüências distúrbios psiquiátricos e absenteísmos (ausências de profissionais no ambiente de trabalho) –, escalas médicas, capacitações, autorização para prescrever medicamentos e a organização na assistência hospitalar.

Segundo a presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Irene do Carmo Alves Ferreira, receber o secretário e o adjunto da SES, significa promover uma parceria que irá proporcionar ao usuário um melhor serviço de saúde, com profissionais satisfeitos e qualificados. “Estamos muito felizes com esta visita, pois representa um retorno ao que reivindicamos, já que servimos de porta-vozes deste público. Hoje, a situação de muitos enfermeiros é preocupante, e por isso esse encontro é tão importante para nós. Só assim os gestores poderão entender melhor a realidade da categoria, que atua como de forma heróica dentro do Huse”, destacou.

Para o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, a reunião aproxima a gestão da entidade que tanto contribui para o serviço de saúde dentro das atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS). “A SES se coloca à disposição para compreender a situação destes profissionais e para tal, estaremos cada vez mais estreitando as relações. Reconhecemos também o valor que o enfermeiro possui dentro de uma unidade de saúde e sendo assim, queremos resgatar a autoestima deste público, possibilitando capacitações e melhores condições de trabalho”, afirmou.

Anjos da Enfermagem

Durante o encontro, Antônio Carlos Guimarães, aproveitou o momento para parabenizar os participantes do grupo ‘Anjos da Enfermagem’, composto por voluntários de enfermagem e estudantes, e que foi agraciado com o prêmio ‘Núcleo Ouro’ pela excelente atuação no setor de Oncologia do Huse. “É uma honra prestigiar uma comemoração com estes jovens tão comprometidos em ajudar a tornar menos doloroso o tratamento de crianças com câncer”, disse o secretário.

De acordo com a coordenadora estadual do ‘Anjos da Enfermagem’, Mônica Novais Almeida, o projeto é de responsabilidade do Coren/SE e conta com o apoio de duas universidades particulares da capital. “Nosso grupo é composto por acadêmicos de enfermagem e alguns profissionais, e anualmente realizamos uma seleção, que em 2011 está prevista para abril. O grupo desenvolve um trabalho lúdico e campanhas educativas para as crianças da oncologia do Huse”, explicou.

E em relação ao prêmio ‘Núcleo Ouro’, a coordenadora ressaltou. “Estamos orgulhosos, pois somente três Conselhos estaduais foram agraciados: Sergipe, Paraíba e Espírito Santo. E a principal diretriz de avaliação é para os estados que alcançaram as metas traçadas durante o ano, e nós alcançamos”, concluiu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.