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A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) promoveu nesta quinta-feira, 10, a primeira Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) em 2011. Na ocasião, a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, foi apresentada à comissão pela atual secretária adjunta Maria Luci Silva. Durante a reunião, aconteceu a leitura e pactuação do plano de apoio do Estado aos municípios de Aracaju, Japaratuba, Santo Amaro das Brotas e General Maynard auditados pelo Tribunal da Contas da União em 2008.

“A CIB é o momento de pensarmos em articulações coletivas e democráticas. É importante ressaltar que não queremos trabalhar sozinhos. Ao contrário, queremos escutar os municípios  e fortalecê-los através do apoio do Estado para que a Política de Assistência aconteça de forma cada vez mais qualificada”, destacou a secretária Eliane Aquino.

A secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva, destaca que a CIB é um espaço de poder da política da Assistência Social. “Enquanto secretária, já realizava um trabalho técnico dentro da secretaria. Agora Eliane chega para, além de conduzir a parte técnica, desempenhar um papel fundamental na medida também na condução das diretrizes políticas do Governo do Estado. Continuo na equipe para auxiliar na missão que Eliane assumiu”.

Entenda a CIB

A CIB é constituída por representantes indicados pelo órgão gestor estadual da Política de Assistência Social e por gestores municipais indicados pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social  (Coegemas), observando os níveis de gestão no Sistema Único de Assistência Social, a representação regional e o porte dos municípios de acordo com o que estabelece a Política Nacional de Assistência Social.

O órgão gestor estadual da Política de Assistência Social indica três representantes titulares e três representantes suplentes, tendo o secretário de Estado da Assistência Social como coordenador da Comissão e também o coordenador da CIB. Já o Coegemas indica seis gestores municipais titulares e seis gestores municipais suplentes. A cada dois anos o Colegiado realiza novas indicações.

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